Governo do Estado cria Sistema de Saúde Mental da Polícia Militar

nd

sex, 24/08/2001 - 16h57 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin criou, nesta quinta-feira, dia 23, o Sistema de Saúde Mental da Polícia Militar do Estado de São Paulo (SISMEN) com o objetivo de assistir os policiais militares nos casos de desequilíbrio emocional, por meio de recursos próprios ou parcerias com estabelecimentos de ensino e saúde. As parcerias ou convênios serão formalizados de acordo com as exigências legais.

Outra atribuição do SISMEN é a de desenvolver, em conjunto com o Centro Médico da Polícia Militar, programas de prevenção para policiais militares no campo de saúde mental.

Por desenvolver uma atividade de alto risco, na qual corriqueiramente se envolve em situações de confronto, o policial militar está sujeito a constante estresse. Para combater esse mal, os integrantes do SISMEN devem realizar avaliações psiquiátricas rotineiras para definir e atualizar o perfil psicológico adequado ao exercício das funções policiais militares.

Os afastamentos de serviço em razão de problemas de ordem psicológica e de ordem médica, obedecidas as características de cada área, passam a obedecer à mesma sistemática de avaliação.

Dentro de 90 dias, o comandante-geral da Polícia Militar, Rui César Melo, deve baixar o Regimento Interno do Sistema de Saúde Mental da Polícia Militar detalhando seu funcionamento.