Governo do Estado cria Programa de Coleta Seletiva de Lixo nas escolas

Estado também implanta Semana de Alfabetização e Conscientização Ambiental para o Ensino Fundamental

sex, 07/09/2001 - 11h29 | Do Portal do Governo

As escolas públicas do Estado de São Paulo passarão a ter coleta seletiva de lixo. De acordo com o programa criado pelo governador Geraldo Alckmin e publicado no Diário Oficial no sábado, dia 1º, o objetivo é promover a educação ambiental dos estudantes. ‘A juventude de hoje é muito preocupada com o meio ambiente, com qualidade de vida. E nós percebemos também que as crianças e os jovens têm muito interesse em entender melhor e participar dessa questão da reciclagem’, afirmou o secretário-adjunto da Educação, Hubert Alqueres.

Todas as escolas estaduais terão tambores para coleta seletiva de lixo. Os alunos vão aprender quais os materiais recicláveis e o porquê. ‘A partir da reciclagem, os estudantes poderão aprender mais sobre química, ciências, biologia. Além disso, poderão dar uma contribuição social. A questão do lixo no mundo inteiro é crítica. Muitos materiais que são jogados no lixo e demoram para se decompor poluem o ambiente’, explicou Alqueres.

O Programa de Coleta Seletiva nas escolas de São Paulo será administrado pela Secretaria Estadual da Educação e deverá contar com parcerias de organizações não-governamentais, grêmios estudantis e associações de pais e mestres. Também contará com a parceria das prefeituras municipais para que o lixo coletado nas escolas tenha um destino ambientalmente adequado. ‘A preocupação das crianças e dos jovens com o meio ambiente é um exemplo que essa geração vai deixar’, ressaltou Alqueres.

Semana do meio ambiente será em julho

O Governo do Estado criou ainda a Semana de Alfabetização e Conscientização Ambiental para as escolas públicas de Ensino Fundamental, de 1ª a 8ª séries. A promulgação do decreto também foi publicada no Diário Oficial do sábado, dia 1º. Na semana de 5 de julho, Dia da Ecologia e Dia Mundial do Meio Ambiente, as crianças receberão instruções sobre ecologia, preservação, meio ambiente e qualidade de vida. ‘A proposta é trabalhar aspectos ambientais em diversas disciplinas, como história, geografia, língua portuguesa, ciências, entre outras’, explicou o secretário.

Na semana de 5 de julho, todas as escolas serão mobilizadas para a questão do meio ambiente. ‘Esse é um assunto muito atraente aos jovens’, afirmou Alqueres.

As atividades serão ministradas por equipes treinadas pela Secretaria de Educação em parceria com as secretarias de Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Saúde. Também poderão atuar como parceiras organizações não-governamentais, associações profissionais e entidades afins.

‘A Secretaria Estadual da Educação respeita a autonomia das escolas. Nós incentivamos as escolas para que elas desenvolvam projetos’, disse Alqueres. Segundo o secretário, algumas escolas já estão dizendo que vão aproveitar essa semana para fazer grafitagem nos muros com motivos ambientais. Outras devem realizar torneio de poesia, enquanto outras optaram por apresentação de festivais de música. ‘Depois dessa semana de atividades, os coordenadores das escolas devem se reunir para trocar informações, democratizando as experiências’, afirmou.

Cíntia Cury