Governo do Estado autoriza filmagem na Casa de Detenção

Aviso de Pauta - Terça-feira, dia 13 - As filmagens serão feitas no início de 2002

ter, 13/11/2001 - 8h49 | Do Portal do Governo

Aviso de Pauta – Terça-feira, dia 13 – As filmagens serão feitas no início de 2002

O governador em exercício, Walter Feldman, assina nesta terça-feira, dia 13, a autorização que permite ao cineasta Hector Babenco gravar cenas do filme ‘Estação Carandiru’, no Pavilhão 8 da Casa de Detenção de São Paulo. As filmagens, que serão realizadas entre 1º de fevereiro e 30 de março de 2002, só poderão ser feitas após a transferência da população carcerária do local.

Atualmente, a Casa de Detenção abriga mais de sete mil presos. Eles serão transferidos para as 11 novas unidades prisionais que estão sendo construídas pelo Governo do Estado. A data marcada pelo Governo para a desativação do Carandiru é até março de 2002.

O projeto definitivo de desativação, apresentado ao governador Geraldo Alckmin no dia 27 de março de 2001, prevê a desocupação de outros setores do Complexo do Carandiru, o que cria condições para uma futura liberação de mais de 200 mil metros quadrados de área para a cidade de São Paulo, incluindo um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica na área urbana da Capital.

Ficam mantidas apenas as unidades que abrigam a Penitenciária do Estado, prédio construído em 1920, a Penitenciária Feminina, o Hospital Central Penitenciário, o Centro de Observação Criminológica, a Escola Penitenciária, a farmácia e oficinas.

Data: terça-feira, dia 13 de novembro de 2001
Horário: 10 horas
Local: Palácio dos Bandeirantes

Presença do secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, e do cineasta Hector Babenco.