Governo do Estado assina convênio para criação do projeto Estação Luz da Nossa Língua

Iniciativa visa celebrar e difundir a Língua Portuguesa, além de recuperar o prédio da Estação da Luz

ter, 24/12/2002 - 14h01 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, dia 23, os secretários de Estado da Educação, Gabriel Chalita, da Cultura, Marcos Mendonça, e o superintendente Executivo da Fundação Roberto Marinho, Nelson Saviolli, assinaram convênio para a criação da ‘Estação Luz da Nossa Língua’, na sede da Secretaria da Educação. O projeto tem dois objetivos principais: celebrar, apoiar e preservar a Língua Portuguesa e recuperar o prédio da Estação da Luz, que abrigará as ações do projeto.

Idealizada pelo Governo do Estado de São Paulo, essa iniciativa pioneira criará um centro de referência permanente da Língua Portuguesa, ressaltando sua importância como parte da identidade cultural brasileira. A meta é que o centro tenha destaque mundial, não só nos países que falam português, como nas demais regiões do mundo.

Além de contar com um acervo permanente de informações, o centro será dotado de uma dinâmica que incluirá oficinas culturais, empregando várias linguagens como música, teatro, dança, literatura e diferentes mídias. O projeto abrigará ainda fóruns e debates liderados por instituições que tenham como objetivo a valorização da Língua Portuguesa.

A Estação da Luz foi o local escolhido por ser um dos mais importantes patrimônios históricos da cidade, com grande fluxo diário de pessoas, e por integrar o programa governamental de revitalização do centro histórico de São Paulo. A obra de revitalização do prédio da Estação da luz será assinada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha e a coordenação técnica do projeto ficará a cargo da Fundação Roberto Marinho.

Com orçamento estimado em R$ 31 milhões, e prazo de execução de 30 meses, a iniciativa tem como realizadores, além do Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias da Educação e da Cultura, a IBM do Brasil, Correios, Rede Globo, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Telesp Celular/Portugal Telecom, Grupo Spenco e Gráfica Takano.

Da Secretaria de Estado da Educação

R.K.