Governo do Estado aprova linha de crédito para pescadores artesanais

Objetivo é incentivar o mercado pesqueiro em todo o Estado e tornar São Paulo um grande produtor de peixes

ter, 18/12/2001 - 16h29 | Do Portal do Governo

Produtores rurais e pescadores artesanais que queiram produzir peixes em tanques-rede, acessório que facilita a produção pesqueira, já contam com uma linha de crédito especial oferecida pelo Governo do Estado. O crédito também pode ser utilizado para a compra de barcos, remos e salva-vidas. O valor máximo do empréstimo é de R$ 26 mil por produtor e será repassado pelo Banco Nossa Caixa por meio do Banco do Agronegócio, ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Os interessados devem procurar a Casa da Agricultura do seu município.

Desde a última década, a criação de peixes em São Paulo apresentou crescimento. O Estado tornou-se produtor e consumidor, mas ainda importa a maior parte do que consome, apesar do grande potencial a ser explorado em seu território e em outras partes do País, que tem possibilidade de tornar-se um dos maiores produtores de peixes cultivados do mundo.

O Brasil conta com sistemas aquáticos disponíveis, baixo custo da terra e do consumo de água, clima tropical (o que propicia energia solar abundante), temperatura adequada durante a maior parte do ano e espécies que apresentam grande potencial para o cultivo. Só no Estado de São Paulo existe cerca de um milhão de hectares de espelhos d’água ocupados pelas represas hidrelétricas. Somam-se a este número milhares de hectares de pequenos açudes e represas utilizados para irrigação pecuária e outros fins.

Esta linha de crédito, aprovada pelo Governo, vai ajudar os pescadores artesanais, que passam dificuldades no desempenho de sua atividade, a aumentar com qualidade a produção, fazendo com que o Estado passe de importador de pescado para grande produtor.