Governo do Estado abre inscrições para 50 mil vagas do Programa Profissão

Em 2002 serão oferecidos 94 cursos, na Capital e Interior

ter, 11/12/2001 - 13h18 | Do Portal do Governo

Projeto de ensino profissionalizante coordenado pela Secretaria da Educação terá continuidade, em 2002, com 94 cursos na Capital e Interior

Pela segunda vez o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, abre inscrições para o Programa Profissão, com investimentos para a oferta de 50 mil vagas em todo o Estado (20 mil para a Grande São Paulo e o restante para o Interior). Os alunos da rede estadual de ensino que concluíram o Ensino Médio em 2001 podem fazer a inscrição na mesma escola que estudam. O Diário Oficial do Estado do dia 11 de dezembro publica um suplemento especial contendo a relação completa com os 94 cursos oferecidos em 212 municípios paulistas.

O sucesso deste primeiro ano motivou a ampliação do número de cursos de 38 para 94 em 2002. Além do Senac, entraram como parceiros o Senai, o Centro de Educação Tecnológica Paula Souza e a Escola Técnica Federal. Há opções nas mais diversas áreas, como serviços, gestão e indústria. Foram programados cursos de Web Designer, Eletroeletrônica, Mecatrônica, Publicidade e Paisagismo, entre outros.

O Programa Profissão foi criado no final de 2000 com o objetivo de garantir capacitação e maiores e melhores oportunidades de trabalho aos jovens que terminavam o Ensino Médio e não tinham condições de ingressar em uma faculdade. Os cursos duram em média um ano e dão certificado reconhecido pelo MEC. Além de capacitar profissionalmente os alunos, os cursos reforçam conceitos sobre ética, cidadania, comportamento e relações humanas, incluindo sugestões sobre comportamento na busca de estágio ou emprego e entrevistas.

Para a secretária de Educação, Rose Neubauer, o sucesso neste primeiro ano, com a oferta de 50 mil vagas, mostrou que os objetivos foram alcançados: ‘O Profissão é uma iniciativa pioneira que reflete nosso esforço para garantir ao jovem da rede estadual de ensino as habilidades necessárias para sua vida como cidadão e trabalhador’.

A Secretaria da Educação fez uma pesquisa no final de 2000 para conhecer melhor os alunos do terceiro ano do Ensino Médio. A maior parte dos alunos demonstrou interesse em freqüentar um curso profissionalizante.

O Programa Profissão abrange vários cursos no setor de serviços, com grande demanda nos grandes centros urbanos paulistas. Os cursos oferecidos foram determinados em função das áreas com maior carência profissional: Agropecuária, Artes, Comércio, Comunicação, Construção Civil, Design, Gestão e Negócios, Imagem Pessoal, Indústria, Informática, Lazer e Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Química, Saúde, Telecomunicações, Turismo e Hospitalidade.