Governo destina novas viaturas e motos para o policiamento no centro de São Paulo

A entrega dos veículos foi realizada hoje pelo governador Geraldo Alckmin

qui, 06/06/2002 - 13h58 | Do Portal do Governo


A região central da cidade de São Paulo passou a contar nesta quinta-feira, dia 6, com mais 44 viaturas zero quilômetro. O policiamento está sendo fortalecido para ajudar a recuperar o Centro da Capital que nas últimas décadas foi bastante deteriorado. O processo de revitalização do bairro passa necessariamente pela eficiência da ação policial, que já obteve a redução de importantes índices de criminalidade.

O número de homicídios registrados no 1º DP de São Paulo, localizado no Centro, caiu 32% no primeiro quadrimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2001. O governador Geraldo Alckmin informou, durante a entrega das viaturas, que entre janeiro e abril de 2002 ocorreram 17 homicídios, contra 25 do ano passado. “Reduzindo a violência, as pessoas voltam a investir no bairro, o que favorece a geração de renda no local”, afirmou.
Além dos carros, Alckmin entregou 135 motos para a Polícia Militar.

As motocicletas vão intensificar o policiamento no Centro e em toda a Capital. Para o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, a entrega de motos é uma grande inovação. “Permite que os policiais fujam do trânsito que está muito carregado em São Paulo”, disse. Segundo o secretário, a medida dará mais agilidade para a Polícia chegar rapidamente aos pontos de ocorrência.
Saulo de Castro informou que as motos vão atuar no centro expandido, desde a Praça da Sé, passando pelas marginais, até a Avenida Salim Farah Maluf. “O policiamento será feito sempre com duas motos, para não deixar nenhum policial desguarnecido”, disse.

O secretário também anunciou que até o fim deste ano o Governo do Estado irá contratar mais 5.483 policiais militares. Disse ainda que o efetivo da Polícia Civil será ampliado com 604 policiais e o da Polícia Técnico Científica com 83. “Ao todo serão 6.170 novos policiais até o fim deste ano”, confirmou.

Para equipar esse novo contingente serão adquiridas mais 2.600 viaturas até o mês de dezembro para serem entregues em todo o Estado. “Também estamos entregando coletes à prova de balas, pistolas ponto 40 e metralhadoras. A Polícia paulista é a mais bem treinada e equipada do país. Esse papo de que o bandido está mais bem armado do que a Polícia é balela em São Paulo”, assegurou Alckmin.

O governador lembrou que hoje foram entregues carros para os bairros do Centro e Centro-Sul de São Paulo, mas que as outras regiões da cidade também vão receber novos veículos.

Rogério Vaquero