Governo de São Paulo inaugura Centro de Readaptação Penitenciária no Interior

Projeto é inédito no Estado será inaugurado nesta terça-feira, dia 2, em Presidente Bernardes

seg, 01/04/2002 - 12h02 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), inaugura nesta terça-feira, dia 2, às 11 horas, o Centro de Readaptação Penitenciária de Presidente Bernardes (CRP).

Localizada no quilômetro 586 da Rodovia Raposo Tavares, a unidade será a primeira entregue na atual gestão, específica para abrigar presos de regime disciplinar diferenciado (RDD).

O secretário da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, Nagashi Furukawa, estará presente à inauguração da mais nova e diferenciada unidade do sistema prisional.

Nessa unidade, os presos ficam em celas individuais, por um período máximo de 360 dias, sem prejuízo da repetição da sanção por nova falta cometida; as visitas semanais incluem duas pessoas e por duas horas apenas; a entrega de alimentos, roupas e objetos de higiene pessoal é feita uma vez por mês pelos familiares ou amigos constantes no rol de visitas; e o contato com o mundo exterior é realizado por meio de correspondência escrita e leitura.

O CRP é de segurança máxima, tem 160 celas individuais, e custou de R$ 7,771 milhões. No local, a ocupação é setorizada, levando em consideração a segurança como um todo. Além de detectores de metais, equipamentos de alarme de fuga e incêndio e bloqueador de celular, a penitenciária de Presidente Bernardes conta com raio-x, que inviabiliza a entrada de objetos estranhos ao cotidiano dos presos.