Governo de São Paulo aprova linha de crédito para pescadores e produtores rurais

nd

qui, 27/12/2001 - 16h56 | Do Portal do Governo

O financiamento é voltado para produtores rurais e pescadores artesanais que queiram produzir peixes em tanques rede. Este acessório usado com barcos, remos e salva-vidas, que tem a compra também prevista pela Linha de Crédito, facilita a produção pesqueira.

O valor máximo do empréstimo é R$ 26.000 por pessoa e será repassado pelo Banco Nossa Caixa. O programa faz parte do Banco do Agronegócio, ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Desde a última década, a criação de organismos aquáticos em São Paulo apresentou crescimento. O Estado tornou-se produtor e consumidor de peixes mas ainda importa a maior parte do que consome, apesar do grande potencial a ser explorado em todo o Estado.

Com a tecnologia já existente no sistema de tanques rede aliada à disponibilidade da água, temperatura adequada durante a maior parte do ano e espécies que apresentam grande potencial para o cultivo, fica clara a crescente possibilidade do Estado em se tornar um dos maiores produtores.

O Estado de São Paulo possui cerca de um milhão de hectares de espelho d’água ocupados pelas represas hidrelétricas. Somam-se a este número milhares de hectares de pequenos açudes e represas utilizados para irrigação e outros fins.

Esta Linha de Crédito aprovada pelo Governo vai ajudar os pescadores artesanais e produtores rurais que têm dificuldades no desempenho de sua atividade a aumentar com tecnologia a qualidade e a produção fazendo com que o Estado passe de importador de pescado a grande produtor.