Governo cria Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas

Secretaria da Saúde promove Seminário sobre o tema no Dia Internacional de Combate às Drogas

ter, 25/06/2002 - 18h47 | Do Portal do Governo

A partir desta quarta-feira, dia 26, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional de Combate às Drogas, a Capital paulista passa a contar com o Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas – (Cratod). Criado por meio de um decreto assinado pelo governador Geraldo Alckmin, o Centro dará atendimento 24 horas a dependentes químicos, na Rua Prates, 165, Bom Retiro, ao lado do Parque da Luz.

De acordo com pesquisas realizadas pela Secretaria Estadual da Saúde, o número de usuários de álcool, tabaco e drogas aumentou nos últimos meses, justificando a criação de um centro de referência que possa dar atendimento e tratamento gratuito aos dependentes.

Inicialmente, o Centro, vai funcionar de segunda a sexta, das 7h às 19 horas, com 90 funcionários. Segundo a Dra Luizemir Wolney Carvalho Lago, psiquiatra diretora-técnica do Cratod, até o final do ano, o Centro deverá receber 1.200 novos pacientes. E, dentro de no máximo seis meses, o atendimento deverá passar a ser de 24 horas, com cerca de 300 funcionários. O investimento mensal do Governo do Estado que, por enquanto, será de R$ 25 mil, deverá triplicar no mesmo período.

Além da desintoxicação em nível ambulatorial, que não obriga a internação do paciente, permitindo que ele volte para casa e retorne ao tratamento no dia seguinte, o Centro vai oferecer atividades que aumentem o nível de concentração do dependente, como a música, machetaria (atividade com madeira), oficina de fios (tapeçaria), que melhora a coordenação motora, entre outras. ‘As atividades vão de acordo com o nível de comprometimento do paciente’, explicou Luizemir, acrescentando que serão formados grupos terapêuticos com a família dos pacientes, nos quais as pessoas recebem apoio nas angústias e direcionamento para conviver com o dependente químico. O Decreto sairá publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, dia 26.

Seminário

Com início nesta quarta-feira, dia 26, Dia Internacional de Combate às Drogas, o Seminário ‘Uma Estratégia Solidária’, organizado pela Secretaria de Estado da Saúde, vai tratar de temas ligados ao consumo de álcool e drogas. Durante dois dias, autoridades e técnicos das áreas de saúde e justiça estarão reunidos para debater as novidades no controle do uso de entorpecentes e na promoção da saúde.

Segundo a Dra Luizemir, é a primeira vez que as três esferas do Governo (Executivo, Legislativo e Judiciário) estarão juntas para discutir o assunto. ‘Isso é muito bom, acho que teremos ótimos resultados’, afirmou ela, lembrando que estarão participando especialistas da Escola Paulista de Medicina, representantes do Ministério da Saúde e pessoas com importantes experiências comunitárias.

O Seminário, aberto ao público, será realizado no dia 26, das 12 às 17 horas, e no dia 27, das 8h30 às 15h30, no auditório Franco Montoro, na Assembléia Legislativa do Estado.

Gláucia Basile