Governo condecora personalidades com a Ordem do Ipiranga

Foi outorgado também, pela primeira vez, o Colar Ibrahim de Almeida Nobre

ter, 08/07/2003 - 19h23 | Do Portal do Governo

‘Esta homenagem é prestada às pessoas com os mesmos princípios e valores que nortearam a Revolução Constitucionalista de 32: o apreço à democracia e à liberdade’ disse o governador Geraldo Alckmin ao presidir a entrega nesta terça-feira, dia 8, no Palácio dos Bandeirantes, a outorga da Ordem do Ipiranga, a maior honraria concedida pelo Estado.

Foi outorgado também, pela primeira vez, o Colar Ibrahim de Almeida Nobre, instituído em 2002 como homenagem aos 70 anos da Revolução Constitucionalista de 1932.

Foram condecorados com a Ordem do Ipiranga, no grau Grã-Cruz, Arnaldo Madeira, secretário da Casa Civil; Cláudio Lembo, vice-governador do Estado; Sidney Beraldo, presidente da Assembléia Legislativa do Estado; e Sérgio Augusto Nigro Conceição, presidente do Tribunal de Justiça do Estado. No grau de Grande Oficial foi condecorado o embaixador Renato Prado Guimarães; e no grau de Cavaleiro, Aníbal Fernandes.

O Colar Ibrahim de Almeida Nobre foi outorgado a Adilson Cezar, Hernani Donato, José Benedicto Silveira Peixoto, Cyro de Mello Pimentel, José Sebastião Witter, Waldemar Baroni Santos e Emerci Lévay. A denominação da honraria evoca o nome de Ibrahim de Almeida Nobre, uma das principais lideranças civis de 1932, sendo conhecido como o ‘Tribuno da Revolução Paulista’.

Ao falar sobre o movimento constitucionalista de 32, a ser comemorado nesta quarta-feira, dia 9, o governador lembrou que a revolução não foi vitoriosa nas armas, mas vitoriosa nos seus objetivos. ‘Foi depois dela que tivemos o direito de voto às mulheres, à justiça eleitoral: antes a eleição era fraudulenta, votava quem não tinha nascido, quem já tinha morrido, as pessoas eram constrangidas no chamados currais eleitorais’, conclui Alckmin .