Governo chega à marca de um bilhão de litros de leite distribuídos a famílias carentes

Projeto Vivaleite beneficia 722 mil famílias nos 645 municípios do Estado

qui, 16/10/2003 - 18h22 | Do Portal do Governo


Projeto Vivaleite beneficia 722 mil famílias nos 645 municípios do Estado

O Dia Mundial da Alimentação foi marcado pelo Governo do Estado com um grande festa na Escola Padre Belchior de Pontes, em Itapecerica da Serra, onde o governador Geraldo Alckmin entregou o bilionésimo litro do Programa Vivaleite e uma ambulância. Foi assinado também o protocolo de intenções para a implantação do Conselho Regional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) da Região Sudoeste Metropolitana da Capital.

“Dá para imaginarmos dez, cem litros de leite, mas um bilhão é uma beleza. Foram investidos mais de R$ 700 milhões. É o dinheiro público mais bem gasto. Leite pasteurizado, vitaminado, com vitaminas A, D e Ferro. O governador Mário Covas deve estar muito feliz porque estamos continuando esse programa e agora avançando com a criação do Conselho Regional”, disse Alckmin.

O bilionésimo litro de leite do Programa Vivaleite, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, foi entregue por Alckmin à Rosângela Santos, representante da Associação de Mães do Jardim Analândia II, entidade que atende a cem mulheres carentes em Itapecerica da Serra. “É uma grande emoção estar recebendo esse litro de leite, que simboliza a vida de muitas crianças”, disse Rosângela.

O Vivaleite atende crianças de 6 meses a 6 anos de idade em todo o Estado e 39 mil idosos de baixa renda acima dos 60 anos na Capital e Grande São Paulo. A entrega do leite in natura beneficia a 722 mil famílias. A cota mensal de distribuição do produto é de 10,8 milhões de litros.

O leite é distribuído na Capital e Grande São Paulo por meio de entidades organizadas da sociedade civil ou Fundos Sociais Municipais. No Litoral e Interior do Estado, o serviço é realizado pelas Prefeituras, todas conveniadas com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento.

‘Isso é que é combate à fome e à miséria. A gente vê o resultado’, disse Paulo Ferreira da Silva, presidente do Centro de Atendimento Comunitário do Valo Velho, entidade que distribui três mil litros de leite por mês a duzentas famílias carentes. Silva elogiou o programa dizendo que antes atendia apenas a cem famílias e desde o ano passado, o atendimento dobrou.

Além de sua importância social, o Vivaleite também ajuda na geração de renda no campo. Ele absorve quase 8% da produção leiteira do Estado, propiciando a criação e manutenção de empregos. Para garantir a boa qualidade do produto, a Secretaria da Agricultura coleta constantemente amostras e as envia ao Instituto Adolfo Lutz e ao Intituto de Teconologia de Alimentos (ITAL), para serem analisadas.

Para ter direito aos 15 litros de leite mensais que o Projeto destina a cada família, o interessado deve procurar a Prefeitura da sua cidade, ou consultar a própria Secretaria, por meio da Central de Atendimento, no número 0800-554566.

Novo Conselho

Ao assinar com a presidente do Consea e secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, o protocolo de intenções para a implantação do Consea Regional, o prefeito de Itapecerica da Serra, Lacir Ferreira Baudusco, fez questão de salientar: “Nós, gestores públicos, temos a obrigação de nos unirmos para atender aos mais necessitados e agradecemos o empenho do governador por ter colocado em prioridade a questão social, apesar da queda nas arrecadações”.

A secretária lembrou que o município de Itapecerica da Serra tem uma das menores taxas de mortalidade infantil do País, comparada aos países de primeiro mundo: apenas 9,7 por cada mil crianças nascidas vivas. “Esse é um indicador muito bom”.

Farão parte do Consea da Região Sudoeste Metropolitana da Capital os municípios de Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra. O Conselho Regional funcionará em consonância com o Conselho estadual e terá por objetivo a articulação das ações de combate às causas da miséria e da fome, em parceria com a sociedade civil.

Alckmin parabenizou o município por estar com taxa zero de mortalidade materna e disse que em novembro será inaugurado o Varejão de Itapecerica da Serra. Ao encerrar, agradeceu as palavras de Dom Mauro Morelli, bispo de Duque de Caxias (RJ) e Promotor Mundial de Nutrição e do Conselho Permanente de Nutrição da ONU, que disse: “Comer, para nós, é ajudar as pessoas em todos os sentidos. A alimentação é um direito básico e obrigado, governador, pelo seu empenho para que eu pudesse viver.”

Lilian Santos