Governo assina acordo para construção da terceira pista do Aeroporto de Cumbica

Termo de cooperação foi assinado entre o governador Alckmin, o presidente da Infraero e o prefeito de Guarulhos

qui, 06/01/2005 - 15h12 | Do Portal do Governo


O primeiro passo para facilitar o acesso e a expansão do aeroporto de Cumbica foi dado nesta quinta-feira, dia 6. Um termo de cooperação visando a construção da terceira pista foi assinado entre o governador Geraldo Alckmin, o presidente da Infraero, Carlos Wilson, e o prefeito de Guarulhos, Elói Pietá. Também discutiram sobre a construção do Expresso Aeroporto e a extensão da linha de trem da CPTM até o município. Os gastos totais previstos superam a casa de R$ 1 bilhão.

O aeroporto de Guarulhos é o maior em movimentação do País e transportou em 2004, cerca de 13 milhões de passageiros. Com a construção da terceira pista estima-se transportar mais 12 milhões de usuários, chegando a 25 milhões/ano. O prazo de conclusão é em 2009. Cumbica terá um terceiro terminal de passageiros cuja obra está em fase final de conclusão.

Foi constituído um grupo de trabalho, formado pelas secretarias estaduais dos Transportes Metropolitanos, dos Transportes e do Meio Ambiente; representantes da Prefeitura de Guarulhos e da Infraero, que além dos estudos técnicos e ambientais vai averigüar para onde serão realocadas as cinco mil famílias que vivem no local em que será construída a terceira pista.

Expresso Aeroporto

Alckmin informou que será contratado um grupo de engenharia financeira que vai verificar a possibilidade da iniciativa privada participar na construção do Expresso Aeroporto por meio da Parceria Público Privada (PPP) ou de concessão. A finalidade do Expresso Aeroporto é oferecer um transporte rápido entre a Capital e o aeroporto de Cumbica. “O acesso aos grandes aeroportos do mundo é feito de trem ou de metrô. É um transporte de alta capacidade e qualidade”, avaliou o governador.

Existem duas alternativas de partida do Expresso Aeroporto com destino a Cumbica. As saídas podem ser das estações Barra Funda ou Júlio Prestes/Luz. A idéia é aproveitar a malha ferroviária do Estado existente, que está a cinco quilômetros do aeroporto de Cumbica. Dentro de 30 dias, o grupo de trabalho vai apresentar os estudos aos setores da iniciativa privada.

Fora isto, há o projeto de levar o trem a Guarulhos, prolongando a Linha F da CPTM, saindo da estação Brás com destino ao município.

O presidente da Infraero destacou que o termo de cooperação vai possibilitar viabilizar o acesso ao maior aeroporto do País. “Vamos fazer a terceira pista e o terceiro terminal, mas vamos fazer também o grande sonho que é o acesso ao aeroporto por meio do trem”, explicou.

Valéria Cintra