Governo anuncia projeto voltado a pessoas da Melhor Idade

Já estão programados dois mutirões para fornecer 5.000 próteses dentárias

ter, 27/09/2005 - 12h14 | Do Portal do Governo


Já estão programados dois mutirões para fornecer 5.000 próteses dentárias

Hoje é o Dia Nacional do Idoso. Para comemorar a data, o governador Geraldo Alckmin esteve nesta manhã no CRI – Centro de Referência do Idoso José Ermírio de Moraes, localizado na Zona Leste de São Paulo.

Durante sua visita, Alckmin entregou uma ambulância e anunciou um projeto de saúde bucal voltado para pessoas com mais de 60 anos de idade. O governador anunciou ainda a implantação de mais um Centro de Referência na Zona Oeste da Capital. “A Secretaria da Saúde está localizando o local para licitarmos a obra”, disse.

O projeto “Sorria São Paulo” tem objetivo de aprimorar a saúde bucal e melhorar a auto-estima dos idosos do Estado. Já estão programados para 29 de outubro dois mutirões de atendimento, nos CRIs das Zonas Norte e Leste.

Com investimento de R$ 5 milhões, a Secretaria da Saúde irá fornecer 5.000 próteses dentárias para os idosos. “A nossa meta é que, em até 30 dias, os 5.000 idosos estejam com as suas próteses colocadas”, informou o governador.

“A saúde do idoso é prioridade para o governo do Estado. Além de mutirões, como contra catarata, para acelerar o atendimento, vamos oferecer próteses dentárias a quem tem 60 anos ou mais”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

CRIs

O Governo paulista tem dois Centros de Referência do Idoso na Capital. O primeiro, inaugurado há 4 anos, está localizado na Zona Leste e já passaram pelo local 881.000 pessoas. Na Zona Norte, inaugurado há apenas oito meses, já atendeu 35.000 idosos. Nos dois centros de referência, a população da melhor idade conta com 16 especialidades médicas, atividades lúdicas, como oficinas de artesanato, aulas de violão, canto, informática, além do tradicional Baile da Terceira Idade.

A aposentada Maria Castilho, 75 anos, comentou que participa de todas as atividades do CRI. “Aqui eu prático dança do ventre, dança de salão, faço bijuterias e sou voluntária. Parece que tenho 18 anos de idade”, conta.

“Gosto de todas as atividades oferecidas, mas confesso que o que mais gosto são dos bailes”, disse Maria Aparecida Costa, de 61 anos. Além de freqüentar o baile, ela também faz aulas de canto, ginástica e dança de salão. “Depois que comecei a freqüentar o CRI, a minha saúde melhorou muito. Antes eu ficava em casa sem fazer nada. Agora quero mais é me divertir”, comemora.

O CRI da Zona Leste fica na Praça Aleixo Mafra, 35, em São Miguel Paulista. Já o da Zona Norte fica na avenida Voluntários da Pátria, 4.301, no Mandaqui. Os dois funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Macedo Júnior