Governador visita futura Fatec de São José do Rio Preto

Obras devem estar prontas no final do próximo ano

sáb, 09/08/2003 - 9h41 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin visitou neste sábado, dia 9, o prédio onde será instalada uma unidade da FATEC em São José do Rio Preto. O imóvel pertencia à Secretaria da Segurança Pública e abrigava a antiga Cadeia Pública do município.

“Mais uma cadeia desativada no Estado”, destacou o governador, lembrando que a Fatec que será construída nas antigas instalações da Cadeia Pública é a 15ª do Estado e a primeira da região, atendendo a uma antiga reivindicação da população. Segundo Roberto Cesário da Silva, delegado seccional de São José do Rio Preto, a desativação da cadeia foi um passo importante, não apenas para a segurança pública, mas também para a educação e cultura do Estado.

O Governo do Estado deve investir cerca de R$ 2,5 milhões nas obras de adaptação e reconstrução do prédio, que deverá manter apenas 15% da estrutura original. A previsão é de que as obras estejam prontas até o final do ano que vem.

Serão abertas inicialmente 160 vagas, 80 para o curso de Produção em Agronegócios, sendo 40 vagas para o período da tarde e 40 para a noite; e 80 para o curso de Informática com Ênfase em Gestão de Negócios, também divididas em tarde e noite. Alckmin observou que está sendo estudada a possibilidade de cursos técnicos voltados para a indústria moveleira e de design. “Quanto mais investirmos em educação e no jovem, dando oportunidade de trabalho, estaremos agindo nas causas da violência”, enfatizou ele.

Marcos Antônio Monteiro, diretor superintendente do Centro Paula Souza, que é responsável pelas Fatecs do Estado, disse que no final deste ano já vai haver vestibular para as primeiras 160 vagas e as novas turmas terão aula na Escola Técnica Filadélfio Gouveia Neto.

Quando estiver em pleno funcionamento, a Fatec deverá ter cerca de 80 professores e 40 funcionários.

Gláucia Basile / Lilian Santos