Governador visita assentamento modelo em produtividade

O assentamento Córrego Rico fica em Jaboticabal, conta com 47 famílias, que produzem diversas culturas

seg, 18/04/2005 - 17h54 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin esteve na tarde desta segunda-feira, dia 18, no assentamento Córrego Rico em Jaboticabal, região de Ribeirão Preto, visitando as famílias que produzem quiabo e palmito do tipo pupunha e pimenta malagueta.

Alckmin destacou o trabalho dos assentados que estão em lotes de 40 alqueires produzindo também outras culturas como abóbora, feijão, milho e cana-de-açúcar, assentamento que é modelo em produtividade. ‘Esse é o caminho. Não apenas fazer uma reforma agrária patrimonialista, mas sim para pessoas que tem vocação e querem trabalhar’, disse. Durante a visita ele autorizou a liberação de R$ 60 mil para a compra de um trator para o assentamento.

O governador lembrou também que os trabalhadores recebem apoio técnico do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), com agrônomos que orientam as famílias sobre conservação do solo e preservação de matas ciliares.

Alckmin visitou o lote 30 onde reside o agricultor Benedito Aparecido, casado, pai de três filhos, um deles estudante do curso técnico agrícola na Unesp.

Aparecido está no assentamento desde 1998 e lembra que ficou quatro meses morando em barracas. ‘Hoje moro com dignidade em uma casa com infra-estrutura e consigo um bom dinheiro com o plantio do quiabo e pimenta malagueta’, explicou.

O Córrego Rico tem 47 famílias assentadas, que contam com energia elétrica e serviço de coleta de lixo e água encanada. Entre as principais atividades desenvolvidas estão a criação de rebanhos de cabras e de bovinos, cultivo de palmito pupunha e o plantio de goiabas, abóbora, feijão e milho.

Muitos assentados vendem sua produção também para o mercado da região e chegam a conseguir R$ 800 a mais na renda, como é o caso de Antonio Vieira dos Santos Neto, que mora com a esposa há sete anos no local, e vende a produção de cana-de-açúcar e quiabo para os comerciantes locais.

Congresso regional

Encerrando sua visita a Ribeirão Preto, o governador abriu o congresso ‘Aliança regional para o Desenvolvimento’. A primeira edição do evento realizada nesta segunda-feira, dia 18, reuniu prefeitos de 33 cidades das regiões de Ribeirão Preto, Franca e São Joaquim da Barra com o objetivo de discutir assuntos em comum entre esses municípios. Ao todo a aliança reúne 49 cidades e deve ocorrer periodicamente.

Alckmin destacou a importância da agenda regional. ‘A união faz a força, portanto é fundamental identificar onde estão os gargalos da economia.

Ele lembrou é uma região de economia muito forte e diversificada com agronegócios, muitas pequenas empresas e comércio. ‘Essa diversificação dá a força da região, que está cada vez mais metropolitana, porque as cidades estão crescendo’, informou.

Macedo Júnior / Carlos Prado