Governador sorteia mais de 300 novos apartamentos em Cajamar

Ele autorizou a construção de mais 400 casas para atender moradores de áreas de risco

qui, 01/05/2003 - 15h20 | Do Portal do Governo

Os moradores de Cajamar, região da Grande São Paulo, participaram nesta quinta-feira, dia 1º de maio, do sorteio de 314 novos apartamentos do Programa Pró-Lar Núcleo Habitacional por Empreitada do Governo. O sorteio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Barjas Negri.

O empreendimento está sendo construído em dois conjuntos habitacionais – o Cajamar B4 e o Cajamar D. Vinte e seis dessas unidades foram reservadas para o programa CDHU/Secretaria da Segurança Pública. Entre as 314 habitações sorteadas, 24 (7%) são destinadas a portadores de deficiência; 17 (5%) ao Programa de Atendimento ao Idoso; e 14 (4%) para policiais.

Cada apartamento tem 44,73 m² de área útil, com dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. As novas moradias em Cajamar são construídas pelo Pró-Lar em parceria com a Prefeitura da cidade, que doou a área. Para a execução da obra, a CDHU contrata empresa vencedora de concorrência pública.

O investimento do Estado nesse empreendimento é de R$ 8.276.156,40. Ele vai gerar 529 novos empregos diretos e indiretos e contribuir para a redução do déficit habitacional no município.

Uma das primeiras sorteadas foi a aposentada Dolores Ferreira Marques, de 85 anos. “Eu tive 10 filhos, sempre morei na roça e agora estou realizando o sonho de ter minha própria casa”.

O governador disse que os 200 primeiros apartamentos serão entregues em 60 dias e o restante até outubro. “Quem ganha um salário-mínimo, paga apenas R$ 37,00 de prestação”, disse ele, lembrando que este é o único programa que atende pessoas com mais de 70 anos. Alckmin autorizou a construção de mais 400 casas para atender moradores de áreas de risco e também quem não foi sorteado hoje. “É só a prefeitura conseguir o terreno”, observou.

O prefeito Messias Cândido (PPR) agradeceu a presença do governador e disse que ele tem o perfil do homem trabalhador, sério e de muito respeito no trato da pessoa pública. “São 144 apartamentos sorteados no Jardim Maria Luiza e 200 para o Bairro Guaturinho”, explicou Cândido, acrescentando que a habitação e a falta de emprego são os grandes problemas da cidade.

Alckmin enfatizou que o município de Cajamar está na melhor esquina do Brasil pela proximidade com o Rodoanel. “Isso vai atrair várias empresas e gerar empregos para a região”.

Desde 1995, o Governo do Estado já entregou 165.608 unidades habitacionais à população de baixa renda. A meta é atender mais 200 mil famílias, com novas moradias e melhorias habitacionais e urbanas, até 2006.

Gláucia Basile / Lilian Santos