Governador recebe em audiência presidente da Telecom no Brasil

Empresa deverá investir US$ 400 milhões e gerar 1.600 empregos até 2004

qua, 04/12/2002 - 11h25 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin recebeu em audiência, na manhã desta quarta-feira, dia 4, o presidente no Brasil da Telecom Itália, Giorgio Della Seta, e o vice-presidente, Bertan Duet. A empresa atua nas áreas de telefonia móvel (TIM), telefonia fixa, telecomunicações por satélite, tecnologia da informação, internet e mídia, pesquisa e desenvolvimento.

Há quatro anos no País, a TIM lançou no último mês de setembro, em São Paulo, o serviço móvel Global System Mobile (GSM), sistema criado na Comunidade Européia e utilizado em mais de 170 países, com cerca de 750 milhões de usuários.

De acordo com o secretário estadual da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Altenfelder, a TIM deverá investir, até 2004, US$ 400 milhões no Estado, com a geração de cerca de 1.600 empregos diretos, dos quais, 800 ainda este ano.

“Eles acreditam no sucesso do GSM no Brasil porque é um produto que não permite clonagem, garantindo a privacidade do usuário, além da inovação tecnológica, que vai possibilitar o contato visual durante a conversa telefônica”, explicou o secretário. Também haverá troca de experiências na área de tecnologia entre a empresa e órgãos estaduais voltados à pesquisa, como a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Unicamp.

Os executivos da Telecom elogiaram as obras públicas realizadas pelo Governo paulista no município de Santo André, onde está sediada a empresa. Entre as citadas, estão os piscinões e o Hospital Geral de Santo André.

O secretário observou que as perspectivas da multinacional em relação ao Estado de São Paulo são otimistas e que o grupo acredita que haverá crescimento no País em 2003.

A Telecom atua desde 1998 no Brasil com três operadoras de celular, tecnologia Time Division Multiple Access (TDMA), em 11 Estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. A empresa é controlada pelo Grupo Pirelli, desde junho de 2001.

Cíntia Cury