Governador promulga Lei que transfere a Faenquil para a USP

Lei foi promulgada utilizando novo sistema de assinatura eletrônica de documentos oficiais

qui, 23/12/2004 - 16h50 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin promulgou, nesta quinta-feira, dia 23, lei que transfere a Faculdade de Engenharia Química de Lorena (Faenquil), no Vale do Paraíba, para a Universidade de São Paulo (USP).

A lei foi uma das primeiras a ser promulgada utilizando o novo sistema de assinatura eletrônica de documentos oficiais. Com certificação digital, que garante a segurança do processo e é reconhecida nos meios eletrônico e jurídico, a nova modalidade evita o trâmite de papel e permite que o governador assine documentos oficiais mesmo à distância, utilizando a internet.

“A lei é o primeiro passo para se deixar de ter uma faculdade isolada para integrá-la à USP”, afirmou. De acordo com Alckmin, a medida beneficia os dois lados. A Faenquil, que era uma faculdade particular e foi estadualizada em 1991, deixa de ser uma unidade isolada. Além de contar com toda a estrutura da USP, a Faenquil poderá ter seus cursos ampliados. Já a USP passa a ter um campus no Vale do Paraíba e a contar com uma boa faculdade na área de química num pólo químico que tem muita indústria na área de química de transformação.

“Autorizado por lei, o passo agora é discutir com a universidade as questões de recursos, concurso público, enfim, todas as regras da universidade”, informou ele.

O governador explicou que o Estado conta com três universidades, a USP, a Unesp e a Unicamp, e três faculdades isoladas, a Faenquil, em Lorena; Faculdade de Medicina de Marília (Famema); e a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). “A primeira que avançamos foi a Faenquil”, afirmou.

Cíntia Cury