Governador participa de Encontro Regional dos Conselhos de Segurança

Para Alckmin, os Consegs são instrumentos muito importantes para a segurança da sociedade

sáb, 15/03/2003 - 12h04 | Do Portal do Governo


Ao participar do Encontro Regional dos Consegs (Conselhos de Segurança) do Vale do Paraíba neste sábado, dia 15, em São José dos Campos, o governador Geraldo Alckmin assinou decreto que transfere a responsabilidade do cadeião de Putim, da Secretária de Segurança Pública para a Secretaria de Administração Penitenciária, transformando-se, dessa forma num Centro de Detenção Provisória (CDP).

‘Assim, os policiais civis serão liberados para cuidarem das investigações’, ressaltou o governador, acrescentando que mais 280 novos soldados estarão treinando a partir de abril para reforçar ainda este ano a segurança pública na região. No encontro, o governo entregou duas viaturas Land Rover para a Patrulha Rural do município de São José dos Campos.

Diante de presidentes e membros de 41 Consegs da região, representando 39 municípios, o governador informou que os investimentos na região para a proteção da população atingiram R$ 28 milhões no ano passado. Acrescentou que está estudando com o prefeito Emanuel Fernandes a possibilidade de instalar um novo Instituto Médico Legal no município, além da entrega de um helicóptero para a Polícia. A segurança nas escolas será estendido por toda a região. ‘Não haverá cidade com menos de 25 mil habitantes sem a sua Ronda Escolar’, disse o governador.

Para Alckmin, os Consegs são instrumentos muito importantes para a segurança da sociedade, ‘pois representam a melhor parceria entre a Polícia e a comunidade.’ Participaram da reunião, no Centro Técnico Aeroespacial, os secretários Nagashi Furukawa, da Administração Penitenciária e Saulo de Castro Abreu, da Segurança Pública e toda a cúpula da Polícia Civil e Polícia Militar.

Macedo Júnior