Governador participa da inauguração de Novo Complexo da BASF em Guaratinguetá

Esta é a quinta fábrica da empresa alemã que se instala no Estado de São Paulo

ter, 24/06/2003 - 15h49 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou nesta terça-feira, dia 24, da inauguração do novo Complexo Industrial da BASF para a produção de fungicidas, inseticidas e herbicidas, em Guaratinguetá, região do Vale do Paraíba. O investimento da empresa foi de US$ 35 milhões. A indústria química de origem alemã conta com nove centros produtivos no Brasil, dos quais cinco estão no Estado de São Paulo.

‘Estamos inaugurando esta fábrica porque houve investimento em pesquisa e conhecimento, caso contrário não poderíamos competir’, disse o governador, acrescentando que o investimento do Governo em infra-estrutura e estradas foi outro fator que facilitou a instalação da nova fábrica.

A unidade de Guaratinguetá, que é o maior complexo químico da América do Sul e uma das três maiores fabricantes de defensivos agrícolas do País, produzirá o princípio ativo Boscalid, um fungicida de alta tecnologia, usado em diferentes cultivos. “A Basf do Brasil vai produzir o produto Boscalid para o abastecimento do mercado global. Será aplicado com sucesso em mais de 100 culturas para combater cerca de 80 doenças que afetam a produtividade das lavouras de todo o mundo”, disse Markus Heldt, vice-presidente do setor de produtos para a agricultura da Basf na América Latina.

Segundo Heldt, a produção está sendo feita há dois anos experimentalmente e que, a partir de agosto, passará a ser fabricado em grande escala.

O presidente da Basf na América Latina, Ralf Dieter, declarou que para acompanhar o desenvolvimento do setor do agronegócio brasileiro é preciso inovar. “Por isso, estamos lançando o Boscalid, que é adequado às necessidades diferenciadas dos produtores de soja, cana-de-açúcar, café, milho, algodão, laranja, entre outras culturas de hortifrutis.”

Outros investimentos no Vale
Alckmin anunciou que, em breve, será inaugurado o 2º pier no Porto de São Sebastião e destacou que o Estado está ampliando a Rodovia dos Tamoios para facilitar o acesso ao Litoral e que também vai instalar o primeiro Campus da USP no Vale do Paraíba.

Gláucia Basile / Lilian Santos

GB