Governador participa da inauguração da subestação de alta tensão da Carbocloro

Empresa é a segunda maior consumidora de energia da Cesp

qua, 12/01/2005 - 15h29 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou nesta quarta-feira, dia 12, em Cubatão, da inauguração da subestação de alta tensão da Carbocloro. Instalada no Pólo Industrial de Cubatão desde 1964, a empresa que produz matéria-prima para a indústria de transformação é a segunda maior consumidora de energia da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), a terceira do Estado e a 14ª do País.

Conectada e suprida por meio da rede básica do Sistema Interligado Nacional, é através da subestação que a energia é rebaixada para níveis de tensões que abastecem as unidades produtivas da Carbocloro. A obra vai proporcionar um aumento de 40% na fabricação de produtos químicos para a indústria de transformação, até 2007. O investimento da empresa foi de R$ 28 milhões.

De acordo com o governador, a subestação vai possibilitar aumento da produção e, com isso, a geração de mais empregos diretos e indiretos. “É desta fábrica que se movimentam as indústrias do aço, têxtil, farmacêutica, alimentícia, de saneamento básico, enfim, todas as outras indústrias”, afirmou.

Ele elogiou a Carbocloro por preocupar-se com o desenvolvimento sustentável, desde a década de 70, e lembrou que a indústria foi uma das pioneiras no tratamento de resíduos dos efluentes líquidos e gasosos.

O secretário estadual de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, destacou que a Carbocloro é uma empresa parceira do Estado. Ela compra energia da Cesp e, com a obra, passa a receber energia diretamente do sistema de transmissão da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), vinculada à Secretaria. Antes, a indústria estava conectada à rede normal de distribuição. O Estado, por sua vez, consome cloro produzido pela Carbocloro.

O presidente da indústria, Arthur César Whitaker de Carvalho, destacou que a energia é a principal matéria-prima da empresa. “Com a nova subestação, a Carbocloro passa a ter capacidade total de 340 megawatts, o que seria suficiente para alimentar um conjunto de cidades, como Santos, Guarujá e Cubatão, simultaneamente”, afirmou.

Alckmin destacou que o Estado vem trabalhando muito na questão energética, desde 1995. Ele observou que a Cesp é a grande geradora de São Paulo e que o Governo paulista adicionou 2.500 megawatts na Usina de Porto Primavera, no Rio Paraná. “Investimentos em ciência, tecnologia e conhecimentos são a vocação de São Paulo”, disse.

A Carbocloro é responsável por 49% do mercado nacional de cloro líquido, 17% do mercado de soda cáustica e 40% dos mercados de ácido clorídrico e hipoclorito de sódio. A indústria conta com aproximadamente 400 funcionários diretos e 1.200 indiretos.

Valéria Cintra