Governador participa da festa do 1º de Maio da Força Sindical

Evento leva mais de 1 milhão de pessoas para zona Norte de São Paulo

dom, 01/05/2005 - 16h12 | Do Portal do Governo


O Governador Geraldo Alckmin participou, esta manhã, da festa de 1º de Maio da Força Sindical. O evento aconteceu na Praça Campo de Bagatelle, na zona Norte de São Paulo.

Durante a cerimônia, Alckmin demonstrou seu apoio aos trabalhadores, “São Paulo é o que é por causa de nossos trabalhadores, nas fábricas, nas oficinas, nos escritórios, no comércio, na construção civil e no campo”, ele disse.

O Governador comentou também sobre os altos juros, ‘Nós precisamos sair dessa mesmica de só controlar a inflação aumentando os juros e tirando o sonho e a esperança de nossos homens, diminuindo os salários e reduzindo os empregos’. Para finalizar, parabenizou os trabalhadores “Parabéns trabalhadores, hoje é o seu dia!”.

Com o tema “Menos impostos, mais empregos”, a comemoração reuniu mais de 1,2 milhão de pessoas. E contou também com a presença de outras autoridades, como o presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti.

A festa, que começou às 7 da manhã e está prevista para ir até às 18 h, teve ainda shows de diferentes artistas e sorteio de 10 carros 0 km e cinco apartamentos para os trabalhadores ali presentes.

A comemoração do dia 1º de maio como o Dia Internacional do Trabalho remonta ao final do século XIX. Em 1886, as condições de trabalho eram extremamente precárias, com longas jornadas, baixos salários e exploração do trabalho infantil. Os trabalhadores de Chicago então paralisaram suas atividades e fizeram manifestações no dia 1º de maio de 1886, exigindo jornada de 8 horas. Houve mortes de operários e novas manifestações. Em 1889, no Congresso Socialista Internacional, em Paris, o 1º de maio foi adotado como o dia do trabalho, em homenagem aos trabalhadores mortos.

Adriana Fares