Governador inaugura espaço de 100 mil m² no Parque Villa-Lobos

Com mais esse espaço o parque conta agora com uma área de aproximadamente 532 mil m2

dom, 28/08/2005 - 15h16 | Do Portal do Governo


Os usuários do Parque Villa-Lobos, localizado na Zona Oeste da Capital, ganharam mais 100 mil m² de espaço, totalizando uma área de aproximadamente 532 mil m². Esse novo espaço foi entregue neste domingo, dia 28, pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário estadual do Meio Ambiente, José Goldemberg.

‘Será um dos grandes parques de São Paulo, com 732 mil metros quadrados, muito bem localizado, pois vai ficar bem ao lado da Linha-4 do Metrô’,disse o governador.

A expansão consiste em uma Praça Central com 85 mil m2 de jardins e gramados, além de um pomar com árvores frutíferas, e áreas de 10 mil m2 com brinquedos infantis e 5 mil m2 de caminhos, sendo 1.300 m de pista de concreto e 240 m de pista com pedregulhos para quem desejar um trajeto com maior grau de esforço.

A ampliação, que representa 25% da área atual, teve um custo de R$ 2,2 milhões, de uma parceria da Secretaria do Meio Ambiente com a Comgás.

Alckmin informou que o Estado vai começar a terceira fase do parque, com mais 232 mil metros quadrados. ‘Teremos 12 mil árvores e um parque totalmente adaptado para os portadores de necessidades especiais’. Ele lembrou que o parque irá chegar até a marginal do Rio Pinheiros e terá ampliação do estacionamento e construção de uma ciclovia ainda maior que a já existente.

O bancário Edson Guimarães, 34 anos, freqüentador do parque há aproximadamente três anos, disse que as novas melhorias irão beneficiar todas pessoas que gostam de áreas verdes. ‘Venho com minha família todos os fins de semana e acredito que essa ampliação, inclusive com novas árvores, deixará o parque ainda melhor’.

Até o final do primeiro semestre de 2006, a Secretaria do Meio Ambiente deverá entregar a área total de 732 mil m2 para o uso público.

O Villa-Lobos é um dos poucos parques que promovem a universalização do uso, com equipamentos especiais para o atendimento a portadores de deficiências. No parque infantil, por exemplo, o tanque de areia foi desenhado de modo a permitir o acesso de crianças com necessidades especiais, que poderão brincar na própria cadeira.

As placas do parque têm inscrições em Braille para orientar os portadores de deficiências visuais e os deficientes auditivos dispõem de um telefone especial para uso. O aparelho telefônico tem um visor e teclado acoplados para que os deficientes auditivos possam se comunicar com as pessoas do outro lado da linha, a exemplo do que acontece em um chat (sala de bate-papo) da Internet. Quando o telefone que está recebendo a chamada também possuir o visor e o teclado acoplados, ambos se comunicam digitando as mensagens.

Segundo a administração do parque, com a ampliação do espaço em 100 mil m2, a freqüência deverá aumentar em torno de 15%, além das atuais duas mil pessoas nos dias de semana e 20 mil aos sábados e 30 mil aos domingos.

Após a inauguração, o governador assistiu a apresentação da Orquestra Phylarmonik, sob a regência do maestro Ronaldo Bologna, que apresentou um programa inteiramente dedicado ao compositor Heitor Villa-Lobos, que dá nome ao parque. E em seguida, o evento foi encerrado com o show do grupo Nosso Choro.

Macedo Júnior / Carlos Prado