Governador inaugura Casa do Adolescente no Jardim Ângela

A casa oferece atendimento integral aos jovens, com apoio de profissionais de médicos, dentistas, assistentes sociais, psicólogos e professores

qua, 31/08/2005 - 18h24 | Do Portal do Governo


Os jovens que participam do Clube da Turma M’Boi Mirim passam a contar agora com os serviços da Casa do Adolescente. O governador Geraldo Alckmin inaugurou a unidade do Jardim Ângela, na zona sul da cidade, nesta quarta-feira, dia 31, durante a comemoração dos dez anos de parceria entre a Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social e a entidade filantrópica Serviço Social Bom Jesus.

A Casa do Adolescente oferece atendimento integral aos jovens, com apoio de profissionais de médicos, dentistas, assistentes sociais, psicólogos e professores. No Jardim Ângela, o projeto vai possibilitar o acompanhamento médico e psicológico a jovens com idades entre 10 e 20 anos. Serão realizadas consultas, trabalhos em grupo e oficinas, que dão oportunidade aos adolescentes de expor seus problemas. A abordagem se refere a temas do cotidiano desse grupo, como drogas e sexo. Esta é a segunda unidade da Casa, um convênio entre o Governo do Estado de São Paulo e a prefeitura da Capital, a primeira foi inaugurada em junho, no Grajaú.

Um dos objetivo desse trabalho é a redução da gravidez indesejada na adolescência. O Jardim Ângela possui um índice de 19%, neste item. Com a instalação da Casa do Adolescente, esses números devem cair. “Essa é uma conquista para São Paulo e um exemplo que o Estado dá, de enfrentar essa questão grave, que é a gravidez na adolescência. Nosso esforço é identificar essas regiões que têm índices mais altos e procurar reduzi-los”, afirmou Alckmin. Os jovens não precisam ser participantes do Clube para receber atendimento na Casa do Adolescente.

Atendimento médico

A Secretaria de Estado da Saúde fornecerá os medicamentos do programa Dose Certa (distribui gratuitamente 40 tipos de medicamentos básicos) e fará a capacitação dos profissionais envolvidos. Os profissionais da saúde serão enviados pela Prefeitura e a Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social vai ceder o espaço físico, que foi adaptado pela entidade Bom Jesus.

A Casa terá um médico hebiatra (especialista em adolescência), um ginecologista, terapeuta ocupacional, além de auxiliares de enfermagem.

Clube da Turma M’Boi Mirim

Durante a inauguração da Casa do Adolescente, o governador Geraldo Alckmin anunciou o aumento de repasse financeiro para o Clube da Turma M’Boi Mirim, local onde está instalada a Casa do Adolescente. A ampliação dos recursos vai permitir atender um número maior de jovens.

O Clube é um centro esportivo, artístico e educacional que atende 1.900 crianças e adolescentes por dia. Com o aumento do repasse de R$ 133 mil para R$ 192 mil por mês, terá sua capacidade aumentada em mais 500 vagas. Desta forma 2.400 crianças e adolescentes com idades entre 7 e 17 anos serão atendidos diariamente. “Estamos fazendo um grande esforço para dar oportunidade a todos os jovens da região”, disse Alckmin.

O governador anunciou ainda a implantação de um estúdio de comunicação, onde os alunos terão cursos profissionalizantes, aprendendo operar sistemas de rádio e televisão, produção de programas e vídeos, além de gravação de CD. Além das novas vagas para crianças e adolescentes, o Clube passa a ter mais 300 vagas para atividades esportivas de adultos, passando a atender 800 pessoas no período noturno.

Jaina Carvalho