Governador homenageia atletas paulistas vencedores do Pan-2003

Foram entregues mais de cem Medalhas do Mérito Esportivo

ter, 16/09/2003 - 14h11 | Do Portal do Governo


Os atletas que se destacaram nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na República Dominicana, receberam a mais alta honraria do Estado no esporte das mãos do governador Geraldo Alckmin e do tenista Fernando Meligeni. Na cerimônia, realizada no Palácio dos Bandeirantes, foram homenageados 131 atletas e técnicos paulistas, além dos dirigentes Carlos Arthur Nuzman, do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e Marcus Vinícius Simões Freire, diretor técnico do COB.

Todos receberam a Medalha do Mérito Esportivo, instituída em julho do ano passado pelo Conselho Estadual de Honrarias e Medalhas do Estado, por meio do decreto 46.934, e participaram de um almoço com o governador. Aqueles que não puderam comparecer receberão a medalha posteriormente.

A mais alta distinção do Governo é oferecida a atletas que prestaram relevantes serviços ao esporte do Estado, a esportistas nacionais ou estrangeiros e a pessoas ou entidades ligadas ao esporte, que de alguma forma engrandeceram o esporte paulista mundialmente.

As equipes brasileiras trouxeram para casa 122 medalhas, sendo 28 de ouro, 40 de prata e 54 de bronze. A Delegacão Brasileira no Pan de 2003 foi composta por 721 pessoas, das quais 479 atletas. Destes, 236 ganharam medalhas, sendo que os atletas federados por São Paulo receberam quase 50% do total.

“Em nome de todo povo paulista, hoje se faz justiça entregando a medalha do Estado do mérito esportivo”, disse Alckmin. Referindo-se ao secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, o governador brincou, e disse que estava acostumado com um campeão no Governo do Estado e não com tantos campeões juntos. O governador elogiou o desempenho dos atletas brasileiros. Citou que o Brasil foi o País que mais cresceu, praticamente, em todas as modalidades nos Jogos Pan-Americanos. Ele destacou que metade dos atletas que participaram do Pan são federados em São Paulo.

O tenista Fernando Meligeni ressaltou que se sentiu honrado em representar os demais atletas. Elogiou a força de vontade de todos os esportistas que participaram do Pan e pediu apoio ao esporte. Foram agraciados atletas das seguintes modalidades: atletismo, basquete, canoagem, caratê, ciclismo, handebol, hipismo, hóquei, judô, nado sincronizado, natação, pólo aquático, saltos ornamentais, squash, tae-kwon-do, tênis, tênis de mesa, tiro esportivo, vela e vôlei. Fernando Meligeni, que conseguiu o ouro no tênis, foi o único que não recebeu a Medalha do Mérito Esportivo. Ele já foi agraciado com a mesma medalha em dezembro do ano passado.

Lilian Santos/Cíntia Cury


Clique para ampliação Clique para ampliação
foto: Luiz Carlos Leite
foto: Luiz Carlos Leite
  • Meligeni diz que o reconhecimento é o grande incentivo para o atleta
  • Atletas dos Jogos Pan-Americanos são homenageados pelo Governo do Estado