Governador Geraldo Alckmin visita Febem de Franco da Rocha

Secretário da Educação e presidente da Febem acompanharam o governador

dom, 02/03/2003 - 16h48 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin visitou na manhã deste domingo, dia 2, o Complexo da Febem localizado no município de Franco da Rocha. O secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita, e o presidente da Febem, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, o acompanharam na visita.

O Complexo de Franco da Rocha possui seis unidades, sendo que duas, a 30 e a 31, abrigam 470 menores com perfil reincidente grave, e as outras quatro, 165 menores em situação provisória. O governador, o secretário da Educação e o presidente da Febem fizeram uma visita surpresa aos adolescentes, começando pelas unidades mais graves, onde já houve 17 tumultos, desde o início do ano.

Uma comissão de adolescentes foi recebida pelas autoridades e apresentou diversas reivindicações, entre elas a principal, que é maior celeridade nos processos judiciais. O secretário Gabriel Chalita destacou que apesar de serem de competência exclusiva do Poder Judiciário, vai fazer um mutirão para tentar acelerar os processos. Os meninos contaram ao governador que estão tendo atividades pedagógicas e esportivas regularmente, como prevê o novo modelo.

Quanto à visita, Chalita disse que a intenção era verificar se as mudanças da direção, que envolve novas propostas, já puderam ser percebidas pelos adolescentes. Ele ficou impressionado no sentido de que todos estão tendo ocupação e de que há disposição, por parte dos meninos, em colaborar.

Alckmin lembrou que o Governo está fazendo de tudo para agilizar os procedimentos necessários para a desativação das unidades 30 e 31 antes do prazo prometido. “Nós temos o maior interesse na reeducação destes adolescentes infratores”, afirmou o governador, acrescentando que o novo modelo da Febem descentralizada com unidades menores, e educação para o trabalho “é um exemplo que pretendemos.”

A meta é desativar as duas unidades mais graves, a 30, até julho, e a 31, até dezembro, transferindo os menores para as suas cidades de origem, de forma que fiquem mais próximos de suas famílias, o que ajuda no processo de recuperação do menor infrator.

A grande dificuldade do Governo é conseguir local nas cidades do Interior para construir as unidades menores. Algumas cidades já se prontificaram para auxiliar o Governo na descentralização, entre elas, Santos, Franca, Pindamonhangaba, Paraibuna, Mogi Guaçu e Ribeirão Preto. Ao deixar o complexo, Alckmin disse que domingo de Carnaval também é dia de trabalhar e enfatizou que a visita foi muito proveitosa.

(Gláucia Basile / Roberto Kamide)