Governador Geraldo Alckmin recebe embaixador Sérgio Amaral

O futuro ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior quer implantar parceria com o governo paulista para o incremento das exportações

qui, 02/08/2001 - 20h12 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta quinta-feira, dia 2, no Palácio dos Bandeirantes, o embaixador Sérgio Amaral, que assume o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em substituição a Alcides Tápias.

‘Antes de tomar posse, a primeira autoridade que eu quis visitar foi o governador Geraldo Alckmin, o governador do meu Estado, para convidá-lo a ir à minha posse’, disse Sérgio Amaral após a audiência.

O embaixador afirmou que sua intenção é realizar parcerias com outros ministérios, outros governos estaduais e com o setor privado. ‘Essa é a única maneira de um ministério voltado à indústria e comércio viabilizar aquilo que são as suas atribuições principais, especialmente exportações’, afirmou.

Segundo Amaral, o governador acolheu muito favoravelmente a idéia, ‘tanto que tão logo eu assuma, vamos ter um contato com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Ruy Altenfender, para desenvolver um programa de ações conjuntas com o objetivo principal de promover as exportações’, disse.

Informado sobre o desejo manifestado pelo governador Geraldo Alckmin de um grande apoio do Ministério para ajudar as pequenas e médias empresas, Sérgio Amaral considerou que ‘isso não só é possível, como algo que gostaria muito de fazer’, lembrando que apenas 500 empresas respondem por 90% das exportações.

‘Uma forma de ampliar a base exportadora é fazer com que novas empresas participem desse esforço comum de exportação e eu teria muito prazer em fazer isso em parceria com o governador’.

Para ele, São Paulo é um grande estado exportador e é preciso estabelecer prioridades de mercados e produtos junto com outros Estados, ‘que conhecem suas possibilidades e podem ajudar a promover e facilitar o trabalho do exportador para remover obstáculos’, concluiu.