Governador Geraldo Alckmin fala sobre propostas apresentadas ao presidente

nd

seg, 21/01/2002 - 21h01 | Do Portal do Governo


Após entregar ao presidente Fernando Henrique Cardoso uma proposta com 13 medidas para intensificar o combate a criminalidade, o governador Geraldo Alckmin, deu na tarde desta segunda-feira, dia 21, uma entrevista à imprensa em Brasília, acompanhado do ministro da Justiça, Aloysio Nunes Ferreira.

Ele comentou cada uma das medidas legislativa, administrativa e operacional propostas ao Governo Federal e reiterou que nenhuma das hipóteses da morte do prefeito de Santo André, Celso Daniel, foi descartada. ‘Todas estão sendo investigadas. Tenho absoluta confiança que este caso vai ser esclarecido e que os criminosos serão presos’, comentou Alckmin, informando que antes de viajar a Brasília, assinou o decreto da recompensa de R$ 50 mil para quem oferecer uma pista dos criminosos.

Entre as medidas propostas pelo governador está a criação de uma força tarefa com a Polícia Federal, Receita Federal, Forças Armadas e outros órgãos que possam colaborar para a solução nos casos de seqüestro, tráfego de arma e de entorpecentes. ‘Acho que a adoção dessa força tarefa vai ajudar muito, porque os problemas graves que sofremos em São Paulo é sobretudo pela entrada clandestina de armas’, comentou.

Sobre a proposta de proibição da venda de telefones celulares pré-pago, o governador explicou que hoje esses aparelhos são usados de maneira indiscriminada pelos criminosos e que são instrumentos extremamente importantes para o crime organizado. ‘É um sacrifício à sociedade, mas importante num momento de emergência’, disse Alckmin. O governador também pediu ao presidente Fernando Henrique agilidade da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para a regulamentação e aprovação de bloqueadores de celular em unidades prisionais.

A realização de atividades processuais nos presídios também foi apresentada pelo governador como proposta dentro das medidas legislativas. Alckmin disse que Governo do Estado faz, por exemplo, mais de 1.000 escoltas de presos todos os dias para fazer depoimento em Fórum.

Outra medida importante destacada pelo governador é para as Forças Armadas agilizarem a autorização para a polícia estadual comprar armamento específico. Também agilizar a destruição das armas de fogo. ‘O tempo entre a apreensão e a destruição dessas armas é muito longo. Há uma burocracia enorme, que às vezes, depende também do Poder Judiciário’, comentou.

O governador informou que na próxima quarta-feira, dia 23, vai anunciar as medidas para intensificar o combate a criminalidade em âmbito estadual.

Mais quatro presídios federais

Entre as propostas apresentadas está ainda a criação de mais presídios federais para os presos muito perigosos. O ministro da Justiça, Aloysio Nunes Ferreira, disse que o Governo Federal está em fase de testes de equipamentos que bloqueiam o uso de celulares nos presídios e que nesta terça-feira, Fernando Henrique Cardoso vai receber o presidente da Anatel, Renato Guerrero, para pedir pressa nessa conclusão técnica, assim como no estudo da proibição da venda de celulares pré-pago. O ministro informou ainda que já determinou a construção de quatro presídios federais.

Leia também

  • Governador assina decreto regulamentando lei que cria o Programa Estadual de Recompensa.