Governador Geraldo Alckmin extingue a cadeia pública de Presidente Prudente

Região vai contar com Comandos das Polícias Civil e Militar

sáb, 15/02/2003 - 13h46 | Do Portal do Governo


Neste sábado, dia 17, o governador Geraldo Alckmin participou do Encontro Estadual dos Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança) do Oeste Paulista, em Presidente Prudente, região do Oeste Paulista. O evento foi realizado na APEA (Associação Prudentina de Esportes Atléticos) e teve como objetivo discutir a segurança pública da região e incentivar a relação comunidade e polícia.

“Se todos participarem em suas ruas, bairros, igrejas, escolas, vamos avançar e conseguir uma maior interação na questão se segurança pública, entre o governo e a sociedade civil”, observou o governador.

“A polícia faz parte da comunidade e a comunidade confiando na polícia é a melhor forma de se trabalhar. E o Conseg é um exemplo disto”, completou.

Alckmin está encaminhando à Assembléia Legislativa um projeto de lei para institucionalizar o Conseg e instituir também as Coordenadorias Regionais dos Consegs. Ele também informou que vai instalar na região a Primeira Delegacia Participativa, que funcionará nos moldes das que estão em funcionamento na Capital e Grande São Paulo.

O governador extinguiu a cadeia pública do município, acabando assim com as carceragens. “A extinção da cadeia só foi possível porque a Secretaria da Administração Penitenciária construiu um Centro de Ressocialização aqui em Prudente”, explicou Alckmin. Com a extinção, os policiais que tomavam conta da carceragem passarão a cumprir sua tarefa de polícia investigativa e judiciária.

Para reforçar ainda mais a questão da segurança, Alckmin anunciou que serão instalados dois Comandos de Policiamento na região: um da Polícia Civil e outro da Polícia Militar. Também serão encaminhadas para a região 80 viaturas da Patrulha Rural, que serão distribuídas para os municípios de Presidente Prudente, Dracena e Rosana. Estes veículos ficarão a cargo da Polícia Ambiental.

Takao Miyagui / Valéria Cintra