Governador Geraldo Alckmin entrega viaduto e três escolas no município de Araras

Alckmin declarou que a qualidade do ensino será melhorada porque todos os professores farão faculdade de pedagogia

sáb, 08/02/2003 - 12h40 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin entregou neste sábado, dia 8, em Araras, região de Limeira, o viaduto sobre a rodovia Wilson Finardi, que liga os bairros Jardim dos Ypês e Copacabana e tem uma extensão de 140 metros, incluindo os acessos, dois passeios laterais e faixas exclusivas para pedestres e ciclistas.

Concluído em dezembro do ano passado, o viaduto beneficia 12 mil moradores de nove bairros da região, além de atender uma antiga reivindicação da Prefeitura local e dos moradores da cidade. O deputado Nelson Salomé (PSDB) lembrou que a construção do viaduto era uma reivindicação de 12 anos e que no local havia muitos acidentes fatais. O obra proporciona mais segurança e conforto aos usuários da rodovia, entre eles, ciclistas e pedestres. O investimento foi de R$ 1,2 milhão.

Alckmin lembrou que o Contorno de Araras, orçado em 10 milhões de reais, será a outra grande obra no município. ‘O decreto já foi assinado e as obras serão iniciadas em janeiro de de 2004’.

Educação

Alckmin também entregou na manhã deste sábado três escolas estaduais à população de Araras. São elas: EEMF Padre Hercílio Bertolini, EEMF Joel Job Fachinio e a EEMF Leonardo Zornoff. Cada escola possui oito salas de aula e custou 545 mil reais. Na Padre Hercílio Bertolini estudarão 287 alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental no período da manhã e 281 à tarde. Na Leonardo Zornoff serão 250 alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental em cada período. Já na escola Joel Job Fachinio serão 293 estudantes de 5ª a 8ª série pela manhã e 222 de 1ª a 4ª série à tarde.

Além dessas três, mais uma instituição de ensino será entregue no município em abril deste ano. O governo do Estado também reformou seis escolas na cidade de Araras.

Durante a inauguração da Padre Hercílio Bertolini, Alckmin anunciou que governo irá fazer a cobertura da quadra poliesportiva da escola Maximiliano Baruto e que haverá um programa de formação de monitores em todo o Estado para que as escolas estaduais possam ser abertas nos finais de semana. Ele afirmou que, no período noturno, a Fundação Paula Souza vai oferecer ensino técnico aos jovens da região para eles conseguirem uma boa profissão.

Segundo o governador, a qualidade do ensino será melhorada porque todos os professores farão faculdade de pedagogia. Ele destacou a importância do ensino para a formação dos cidadãos e para o País. ‘Vamos cuidar bem da nossa escola… O governador passa, o prefeito passa, mas a escola fica’.

O secretário da Educação, Gabriel Chalita, disse que 99,8% das crianças em idade escolar estão matriculadas nas escolas do Estado de São Paulo. ‘Prova de um governo que acredita na educação’, afirmou Chalita.

Habitação

No evento, o pedreiro Jerifer Santana da Silva, 39 anos, pai de 11 filhos, pediu para o governador mais casas no município. Alckmin afirmou que, se a prefeitura ceder o terreno, a CDHU irá construir moradias populares imediatamente.

Macedo Junior