Governador Geraldo Alckmin entrega 34 novas viaturas na Região de Bauru

Secretário de Segurança Pública anuncia queda de 18% na criminalidade do Estado em três anos

qui, 17/03/2005 - 17h43 | Do Portal do Governo


Mais 34 viaturas irão reforçar o policiamento da região de Bauru, a partir desta quinta-feira, dia 17. A entrega dos veículos foi feita pelo Governador Geraldo Alckmin, na cidade de Bauru.
São 19 viaturas para a Polícia Militar distribuídas para os municípios de Santa Cruz do Rio Pardo ( uma viatura), Assis, (3), Bastos (1), Cândido Mota (1), Garça (1), Marília (3), Ourinhos (3), Palmital (1), Paraguaçu Paulista (3), Pompéia (1), Tupã (1). E outras 15 viaturas para a Polícia Civil de Assis ( 2 viaturas), Bauru (2), Chavantes (1), Jaú (1), Lins (1), Lupécia (1), Marília (2), Ourinhos (2), Pompéia (1), Tupã (1), Vera Cruz (1).

As viaturas foram compradas por meio do Pregão Eletrônico, com investimento de mais de R$ 1,2 milhão. O secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro, lembrou que as mudanças na estrutura da polícia, com a redistribuição de 94 mil homens, foram difíceis mas estão sendo implementadas com sucesso. “Tudo o que o governo não pode é compactuar com interesses individuais, e sim com interesse de 40 milhões de habitantes do Estado de São Paulo”, desabafou. Ele destacou um estudo da Unesco, que será publicado daqui dois meses e que utilizou a base de dados do Ministério da Saúde, apontando que São Paulo é o único Estado do Brasil que pelo terceiro ano consecutivo teve redução de mais de 18% nas taxas de homicídio. “Isso ocorreu graças à polícia, mas principalmente a uma ação de governo nas 645 cidades de São Paulo”.

Segundo o governador Geraldo Alckmin, seis dos veículos entregues hoje serão utilizados na Força Tática, composta por um veículo modelo Blazer com quatro homens fortemente armados que dão apoio ao patrulhamento. “Até então, apenas dois municípios da região, Bauru e Marília, tinham esta nova forma de policiamento. Agora são seis cidades, Jaú, Pederneiras, Lins, Assis, Ourinhos, Paraguaçú Paulista”, afirmou o governador. Antônio Carlos Rosseti, 44 anos e há 15 trabalhando como taxista disse que há muita insegurança em Bauru, principalmente nos Bairros mais afastados, mas que com a entrega das viaturas ele se sente mais seguro.

Saúde

O governador Alckmin liberou, no município de Bauru, R$ 250 mil para o Hospital de Reabilitação Mental Sebastião Paiva, entidade privada, que pode encerrar suas atividades por falta de recursos. “O nosso compromisso é com a saúde mental. Faremos os atendimentos de emergência no Hospital Estadual Manoel Abreu, caso a entidade tenha que fechar as portas”, disse o governador. Ele ressaltou que saúde mental deve ser tratada em hospital geral e a internação só deve ocorrer em casos de emergência.

Ações de segurança

O governo paulista já havia entregue para a região de Bauru uma aeronave do Grupamento Águia da Polícia Militar e também dividido com Presidente Prudente o comando de policiamento de Bauru – DEINTER. “Com uma área menor as ações da polícia são mais bem planejadas”, disse o governador.

A região de Presidente Prudente fazia parte do CPI-4 de Bauru, que atendia mais de dois milhões de pessoas num total de 58,5 mil quilômetros quadrados de área. Com a nova divisão, o CPI-8 ficará responsável por uma população de 792 mil pessoas, dividido em 54 municípios, numa área com 24,2 mil quilômetros e efetivo de 1.743 policiais. Os outros 89 municípios que abrangem 1,8 milhão de pessoas em 34,3 mil quilômetros ficarão sob a responsabilidade do CPI-4, que conta com três mil policiais militares.

Carlos Prado / Fernanda Canto