Governador Geraldo Alckmin é conferencista no 2º Congresso Paulista de Anestesiologia

O COPA reúne em São Paulo renomados especialistas do Brasil e do mundo

sáb, 21/05/2005 - 19h39 | Do Portal do Governo


Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Taubaté, com especialização em Anestesiologia no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin proferiu, esta tarde, uma conferência magna durante o 2o Congresso Paulista de Anestesiologia (COPA). Participaram também da conferência o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata e o presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (SAESP), Irimar de Paula Posso.

O COPA reúne em São Paulo renomados especialistas do Brasil e do mundo, que debatem as novidades e avanços na Anestesiologia no que se refere a diagnósticos, tratamentos, equipamentos, fármacos e técnicas para a maior segurança do ato anestésico. São cerca de 1500 congressistas e uma média de 50 empresas apresentando suas novidades no congresso que começou no dia 20 de maio e vai ate amanhã, 22 de maio.

Ao promover evento de tamanho vulto, a SAESP procura estimular os associados a investir na atualização científica e, simultaneamente, busca se adequar à realidade da revalidação obrigatória do título de especialista, que se iniciará em janeiro de 2006.

Na conferência, Alckmin cumprimentou seus colegas e falou da alegria de participar do congresso em São Paulo. “A anestesia é uma atividade extremamente intelectual, de grande risco, de grande especialidade e extremamente bonita”, elogiou.

O Governador aproveitou para explicar o funcionamento da saúde no estado, “Quem comanda a saúde nos 645 municípios de São Paulo são suas prefeituras. Ao estado cabem os sistemas de mais alta complexidade, ambulatórios de especialidades médicas e hospitais. Já o governo federal tem uma ação mais normativa, mas não é executor”, esclareceu.

Alckmin ainda falou sobre os benefícios dos avanços tecnológicos na medicina atual. Dentro destes ressaltou a queda da mortalidade infantil, “A saúde avançou tanto que a mortalidade infantil aqui em São Paulo, em 10 anos, caiu 41,5%. Era de 25,3 por cada 1000 nascidos vivos, hoje são 14,2 por cada 1000 nascidos vivos na capital. E em grande parte dos municípios do estado, esse número é menor que 10, um nível europeu”. E da crescente expectativa de vida, “Em 1950, no Brasil, a expectativa de vida ao nascer era de 54 anos de idade, hoje é de 71 anos. Há um estudo que em 2050 nós vamos estar chegando aos 100 anos de idade”, destacou.

Instituto Dr. Arnaldo

O governador Geraldo Alckmin falou também dos esqueletos de hospitais que vêm sendo restaurados e transformados em novos hospitais. “Em São Paulo já foram entregues 16 hospitais novos e o último esqueleto de concreto nós vamos retomar agora no dia 02 de junho, o Instituto da Mulher, ou Instituto Dr. Arnaldo”, disse.

“Serão 750 novos leitos. Então o Hospital das Clínicas que atualmente tem 2400 leitos, crescerá praticamente 30%. E o hospital estará voltado a saúde da mulher, ao câncer e ao transplante de órgãos”, realçou.

Adriana Fares