Governador Geraldo Alckmin dá posse a 646 agentes policiais

Policiais farão curso de quatro meses na Academia de Polícia Civil na Cidade Universitária

qui, 08/11/2001 - 13h10 | Do Portal do Governo


Freqüentar cursos com 26 matérias específicas durante os próximos quatro meses, ministrados por professores da Academia de Polícia, na Cidade Universitária. Esta é a próxima etapa a ser cumprida pelos 646 policiais civis empossados nesta quinta-feira, dia 8, pelo governador Geraldo Alckmin, no auditório Ulysses Guimarães do Palácio dos Bandeirantes.

Divididos em grupos de 253 agentes de polícia e 393 agentes de telecomunicação, os novos integrantes da Polícia Civil do Estado de São Paulo foram aprovados em concurso público e nomeados no último dia 24 de outubro.

‘Fizemos questão de realizar a cerimônia de posse na sede do Governo do Estado para mais uma vez reafirmar a absoluta prioridade do Governo com a questão da segurança dos cidadãos. Na estrutura política do Estado, o poder de polícia é uma das atribuições mais relevantes’, afirmou Alckmin.

Ele lembrou que já está sendo organizado outro concurso para aprovação de mais 2.400 policiais que irão integrar as polícias Civil e Militar do Estado.

O governador parabenizou a nova turma por escolher a Segurança como área de atuação. ‘Atualmente, o grande desafio do mundo moderno se chama segurança. Vocês fizeram desse desafio a sua profissão’, afirmou.

Em breve relato, o governador falou sobre o aumento de efetivo e modernização de equipamentos realizado pelo Governo do Estado nas duas polícias, desde a gestão Mário Covas. Ele lembrou que neste ano 800 investigadores e 200 delegados já reforçaram a Polícia Civil.

Ele destacou ainda alguns dos novos serviços implantados, como o Infocrim (mapeamento informatizado de crimes por região) e a Delegacia Virtual (que permite ao cidadão registrar alguns tipos de boletins de ocorrência via internet).

‘Temos recursos humanos preparados, polícia integrada, com um contingente maior, que conta com apoio de viaturas zero quilômetro, helicópteros, coletes à prova de balas, armamento e a grande reforma do sistema penitenciário’, disse.

O secretário de Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, ressaltou a responsabilidade que os novos policiais assumem ao iniciar trabalho numa Polícia Civil que, cada vez mais, é referência em todo País pela utilização de alta tecnologia nas soluções de crimes.

‘Hoje, a Polícia Civil de São Paulo possui ferramentas de análise criminal comparáveis ou superiores às que existem nos países mais avançados do mundo’, afirmou.

Ele falou sobre a importância dos cursos de análise criminal que o grupo terá na Academia de Polícia e observou que não basta apenas investigar o crime. ‘É importante compreender o crime como algo sistêmico e saber de que forma ele ocorre na nossa sociedade para que a Polícia possa, decisivamente, contribuir com a sua prevenção’, disse Petrelluzzi.

Durante a solenidade, o primeiro colocado no concurso de Agente Policial, Nelson Alcântara da Silva, e a primeira colocada na categoria de Agente de Telecomunicação, Thaís de Carvalho e Silva, tiveram seus distintivos entregues pelo próprio governador Geraldo Alckmin.

Ercília Della Méa