Governador Geraldo Alckmin anuncia os nomes de seis novos secretários de Estado

Veja os currículos dos secretários anunciados nesta segunda-feira, dia 30

seg, 30/12/2002 - 11h18 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta segunda-feira, dia 30, os últimos nomes que vão compor o secretariado no próximo mandato, que se inicia em janeiro de 2003. Foram anunciados os nomes de Lars Schmidt Grael, para a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer; Maria Helena Guimarães de Castro, Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social; Cláudia Costin, Secretaria da Cultura; Francisco Prado de Oliveira Ribeiro, Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho; Barjas Negri, Secretaria da Habitação; e João Melão Neto, Secretaria da Comunicação.

Veja o currículo dos novos secretários:

  • Secretário da Juventude, Esporte e Lazer: Lars Schmidt Grael

    Lars Schmidt Grael tem 38 anos, é casado e pai de três filhos. Velejador, ganhou medalhas de bronze nas olimpíadas de Seul (1988) e Atlanta (1996). Também foi campeão mundial em 1983, pentacampeão sul-americano e 13 vezes campeão brasileiro. Atualmente, é secretário Nacional de Esporte. Integra ainda a Comissão de Esporte e Meio Ambiente do Comitê Olímpico Brasileiro.

  • Secretária da Assistência e Desenvolvimento Social: Maria Helena Guimarães de Castro

    Maria Helena Guimarães de Castro é a atual secretária executiva do Ministério da Educação. Ela é coordenadora nacional do Programa Educação para Todos da Unesco, órgão da União das Nações Unidas, e representa a América Latina e o Caribe no Conselho de Administração do Instituto Internacional de Estatística da Unesco. É professora licenciada do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas. Em 2000 foi eleita “Educadora do Ano” pela Academia Brasileira de Educação.

  • Secretária da Cultura: Cláudia Costin

    Cláudia Costin tem 46 anos, é casada e tem dois filhos. É formada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, onde também cursou mestrado e doutorado. No Governo Federal, ocupou os cargos de diretora de Planejamento e Avaliação do Ministério da Economia, secretária-adjunta de Previdência Complementar no Ministério da Previdência, secretária-executiva e ministra no Ministério da Administração Federal. Foi também, por dois anos, gerente da Área de Setor Público e Combate à Pobreza para a América Latina no Banco Mundial. Atualmente, presidia a Câmara Brasileira de Investidores em Energia Elétrica.

  • Secretário do Emprego e Relações do Trabalho: Francisco Prado de Oliveira Ribeiro

    Francisco Prado de Oliveira Ribeiro é casado e pai de quatro filhos. É advogado e atualmente ocupa a Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo. Foi vice-prefeito e prefeito da cidade de Santos (1965-68) e juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral do Estado, entre 1993 e 1997. É presidente do Fórum Nacional de Secretários da Habitação e presidente do Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

  • Secretário da Habitação: Barjas Negri

    Formado em economia pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, em São Paulo, em 1973. No ano seguinte, tornou-se professor, lecionando até 1995. Em 1997, fez mestrado em economia na Unicamp, tornando-se doutor pela mesma, onde, desde 1986, é professor e pesquisador do Instituto de Economia. Barjas Negri foi secretário-executivo do Ministério da Saúde durante cinco anos, assumindo a pasta em fevereiro de 2002.

  • Secretário da Comunicação: João Melão Neto

    João Melão Neto é empresário e jornalista. Foi ministro do Trabalho e da Administração em 1992. Deputado federal por dois mandatos, entre 1991 e 1999. Foi secretário municipal da administração de São Paulo duas vezes e secretário da Habitação e Desenvolvimento Urbano em um mandato. Foi secretário da Coordenação Governamental de São Paulo. É articulista e colaborador do jornal O Estado de São Paulo. Como empresário, atua nos setores agropecuário e imobiliário.