Governador é favorável à devolução do ICMS aos estados exportadores

Alckmin participou da abertura da 32ª edição da CouroModas

ter, 11/01/2005 - 18h12 | Do Portal do Governo

Referindo-se ao governador do Ceará, Lúcio Alcântara, presente ao evento, o governador Geraldo Alckmin também fez coro quanto à devolução do crédito de ICMS concedido pelos estados aos exportadores.

“A compensação das exportações, que era maior, foi diminuindo ao longo do tempo. Alguns estados passaram a ter legislação estadual disciplinando a questão da devolução do crédito. Em São Paulo estamos fazendo um esforço para cumprir esta devolução. Não tem nenhuma mudança à vista, mas é uma preocupação”.

Ao contrário dos estados como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul que adotaram medidas mais restritivas quanto ao repasse do ressarcimento do crédito do ICMS, Alckmin disse que no caso do Estado paulista, nenhuma decisão foi tomada a este respeito, e reafirmou a intenção de consolidar o Estado como uma importante plataforma exportadora.

Alckmin falou da preocupação que os otimistas têm em relação aos pessimistas é quanto ao binômio juros altos/câmbio baixo. “Este é um binômio ao qual temos que ficar muito atentos para que ele não impeça que um setor tão importante, sob os pontos de vista econômico e social, que ele possa crescer ainda mais”.

Otimista, o governador disse que está confiante de 2005 será um bom ano para economia. “Nós otimistas precisamos ter alguns cuidados com os pessimistas”.

Valéria Cintra