Governador destaca importância do prédio da Luz tombado pelo Condephaat

Depois de entregar a passagem subterrânea na Luz, Alckmin inaugurou obras de modernização

dom, 26/09/2004 - 17h28 | Do Portal do Governo

O governador destacou a importância da obra na Estação da Luz, por ser um prédio tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) do Estado de São Paulo. ‘Não é uma obra fácil’.

O presidente da CPTM, Mário Bandeira, acrescentou que não existia nenhum cadastro dos subterrâneos da Estação. ‘Não sabíamos o que poderíamos encontrar, afinal trata-se de uma construção secular, que exigiu cumprimento irrestrito de todas as exigências legais, junto aos órgãos de preservação histórica e ambiental.’

‘Essa obra vai ajudar muito a gente’, disse a empregada doméstica Áurea Barbosa Silva, de 50 anos, que mora em Itapevi e vem diariamente a São Paulo para trabalhar. ‘Eu que trabalho na Avenida Paulista, desço aqui na Estação da Luz, vou poder economizar com passagem. Não vejo a hora que a passagem esteja aberta todos os dias’, disse.

Já o programador de dados, José Ramos da Silva, que mora em São Caetano do Sul destacou que vai facilitar a vida das pessoas, principalmente no horário de pico.

O governador fez questão de esclarecer que a obra foi entregue para que a partir de novembro já esteja funcionando a ‘todo vapor’. ‘Se deixasse para fazer isso em novembro só poderia funcionar a partir de janeiro, não tem como em menos de 40 ou 50 dias fazer uma implantação gradual. O grande impacto será depois das eleições, quando as pessoas utilizarem todos os dias’.

Depois de entregar a passagem subterrânea na Luz, o governador Geraldo Alckmin, foi de trem até a Estação do Ipiranga, onde inaugurou as obras de modernização e readequação fisica da Estação.

Lilian Santos