Governador derruba paredes de cadeia pública em Praia Grande

Durante o evento ele entregou cinco viaturas para a PM e uma para a Civil

qui, 14/04/2005 - 19h58 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin derrubou as grades da Cadeia Pública de Praia Grande, nesta quinta-feira, 14 de abril. O gesto simbólico marca a desativação de mais esta carceragem, parte do processo de que ocorre em distritos policiais e cadeias públicas do Estado todo.

Durante o evento, ele entregou cinco viaturas para a Polícia Militar, uma para a Polícia Civil e dois motores de popa para o Corpo de Bombeiros.

O objetivo das mudanças é oferecer mais segurança à população, melhores condições para o detento, além de liberar a Polícia Civil para a sua função, que é o policiamento investigativo e judiciário.

Alckmin comentou que mais de 90 carceragens que funcionavam em delegacias e distritos policiais já foram desativadas. Na região metropolitana da Baixada Santista, especificamente na Praia Grande, foram duas ações. A cadeia pública Dacar 10 foi transformada em um Centro de Detenção Provisória (CDP), e agora está sendo desativada a cadeia de Praia Grande, que tinha capacidade para 54 presos, mas chegou a ter perto de 300.

“Delegacias não devem ter presos, pois você acaba imobilizando a Polícia Civil”, afirmou o governador. Segundo ele, a meta do governo do Estado é não ter detentos em cadeias e distritos policiais. Ele esclareceu que esta não é uma responsabilidade da Secretaria da Segurança Pública, e sim da Secretaria da Administração Penitenciária, que vai cuidar dos presos nos CDPs.

Na Baixada Santista, já foram desativadas três cadeias públicas e 1 Distrito Policial. Já foram transferidos 628 presos para as penitenciárias e CDPs da Secretaria da Administração Penitenciária.

De 1995 até agora, o Governo paulista já transferiu 16.212 presos de DPs e cadeias para penitenciárias em todo o Estado. Ainda existem 23.466 presos nestas carceragens.

Helicóptero e CDPs

Alckmin anunciou duas novas medidas para aumentar a segurança naquela região. Uma delas é a entrega, nos próximos dias, de um helicóptero Águia para o grupamento aéreo da Polícia Militar de Praia Grande, que servirá para o policiamento de toda a Baixada Santista.

A construção de dois novos centros de detenção, um em Caraguatatuba e outro na Baixada Santista, também foi confirmada. Segundo o governador, não está definido o local onde será instalado o CDP da Baixada. “Em Caraguatatuba já temos o terreno e a licitação para o início das obras será feita em breve”, informou Alckmin.

Menos mortes

Presente no evento, o Secretário de Segurança Saulo de Castro informou que o índice de homicídios dolosos está diminuindo em toda a Baixada Santista. Como exemplo, ele citou o município de Cubatão. Em 2002, eram registrados 70,5 assassinatos por cem mil habitantes. Em 2004, este número caiu para 34,3.

No Guarujá, em 1999, o índice estava em 40,5, e caiu para 12,55 no ano passado. Com base nas mesmas proporções, na cidade de Praia Grande o número de homicídios caiu de 25 para 6,81 nos últimos quatro anos.

“Os números estão caindo ano a ano graças aos investimentos do governo na segurança pública”, disse Castro. O secretário lembrou que o Estado de São Paulo já conta com 135 mil presos. “Esse é o resultado de uma polícia presente e atuante. Não podemos comemorar este número, gostaríamos que fosse menos, mas faremos ainda mais.”

Macedo Júnior / Fernanda Canto