Governador dá posse ao novo secretário de Turismo, Fernando Longo

Evento foi realizado no Palácio dos Bandeirantes

seg, 13/06/2005 - 11h59 | Do Portal do Governo


O advogado Fernando Longo tomou posse como novo secretário estadual de Turismo, nesta segunda-feira, dia 13. O governador Geraldo Alckmin participou da solenidade no Palácio dos Bandeirantes.

Na última sexta-feira, dia 10, Alckmin assinou decreto criando a Secretaria de Turismo, que antes pertencia à pasta de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico.

A nova secretaria terá o objetivo de incrementar o turismo no Estado, organizar eventos e estimular a criação de empresas relacionadas com o setor e organizar o calendário turístico paulista.

Serão transferidos para a pasta, o Conselho Estadual de Turismo, o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), o Fundo de Melhoria das Estâncias, a Coordenadoria de Turismo, Posto de Informações e Recepção de Brasília e a Estrada de Ferro de Campos do Jordão.

Perfil

Fernando Longo tem 48 anos e foi secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município de São Bernardo do Campo.

Atualmente ocupa os cargos de vice-presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, presidente do Instituto do Movimento Empresarial de Desenvolvimento Sustentado e diretor do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do ABC. Atua também como empresário nos ramos de Transportes, Comunicações e Engenharia de Medições Automotivas e Soluções Ambientais.

Turismo de São Paulo

O Estado é o principal portão de entrada no Brasil de turistas estrangeiros. O setor gerou em 2004 uma receita de US$ 1,58 bilhões. Cada turista estrangeiro gasta, em média, US$ 186 por dia, em São Paulo. Conta com 67 municípios classificados como estância sendo: 29 turísticas, 13 hidrominerais, 15 balneárias e 10 climáticas. A cidade de São Paulo é a segunda mais visitada do País, perdendo somente para o Rio de Janeiro. Outros importantes municípios que atraem turistas são Campos do Jordão, Campinas, Ilhabela, Santos, Piracicaba, São Sebastião, Serra Negra, Sorocaba e Ubatuba.

Carlos Prado

Leia também:

  • Secretaria do Turismo deve criar políticas públicas para incrementar o setor em São Paulo