Governador dá início a ano letivo com aumento da jornada

A partir deste ano, passa de 25 para 30 horas semanais a jornada no Ensino Médio

seg, 14/02/2005 - 14h58 | Do Portal do Governo


Ampliação na carga horária na matriz curricular do Ensino Médio de 25 para 30 horas, abertura de concurso público para professores de Filosofia e para professores do Ensino Básico e o programa Hora da Leitura para o Ensino Fundamental e Médio. Esses foram os projetos anunciados nesta segunda-feira, dia 14, pelo governador Geraldo Alckmin, na Escola Estadual Fernão Dias Paes, localizado em Pinheiros, zona oeste da capital. Na ocasião, Alckmin realizou, para cerca de 100 alunos, aula inaugural da disciplina de Biologia, marcando o início do ano letivo de 2005. O evento foi transmitido para todas as escolas da rede estadual, ao vivo, por meio de teleconferência.

O governador lembrou que o Governo paulista abriu, em 2004, concurso para 49 mil professores. “Agora estamos abrindo mais dois concursos. Os novos professores começam dar aula ainda este ano”, disse.

Sobre a ampliação na carga horária de 25 para 30 horas semanais, Alckmin ressaltou que a medida vai incentivar os alunos do Ensino Médio. “Imagine cada um de nós estudando todo o dia uma hora a mais. Isso vai dar um grande salto na qualidade da escola pública de São Paulo”, comentou.

Outra novidade anunciada é que os alunos da 1ª e da 2ª séries do Ensino Médio terão aulas de Filosofia. “É importante ter um ensino que dê uma visão global para os alunos. Filosofia é uma visão mais ampla da questão do conceito da escola”, disse.

Já sobre a importância do programa Hora da Leitura, o governador ressaltou que o objetivo é estimular as crianças: “quanto mais cedo uma criança passa a ter o hábito da leitura, melhor ela vai na escola. O nosso lema é: o Estado de São Paulo é o Estado de leitores”.

O secretário da Educação, Gabriel Chalita, informou que o programa Hora de Leitura será realizado em parceria com a Secretaria da Cultura para capacitar professores. “Essa aula não será com livros obrigatórios nos vestibulares, mas livros que serão discutidos com alunos para que eles possam desenvolver esse prazer da leitura”, disse.

A estudante da 3ª série do Ensino Médio, Amanda Helena, 16 anos, gostou dos medidas anunciadas. “Achei muito bom. A escola pública está melhorando cada vez mais e os professores estão sendo mais valorizados. Com isso, eles trabalham melhor e os alunos só acabam ganhando”.

Já a aluna Bianca de Carvalho, de 17 anos, ficou empolgada com a aula de Biologia do governador. “Achei super interessante. Ele é governador, médico e professor”, disse.

Votação

Cerca de 80% das escolas estaduais, que mantêm cursos de Ensino Médio, participaram da votação que propunha mudanças na matriz curricular. A eleição foi feita exclusivamente pela internet, entre os dias 18 e 23 de janeiro.

O objetivo da reestruturação é adequar a matriz curricular às necessidades da formação do aluno. Além disso propicia a disposição de docentes e das equipes gestoras das escolas na implementação de um novo currículo.

A mudança ainda não valerá para o período noturno, no qual estudam 49% dos alunos. “Isso porque os estudantes trabalham e não têm flexibilidade de horário”, informou Chalita.

Serão investidos R$ 90 milhões na modificação do currículo, que implica no pagamento de professores e extensão do funcionamento de escolas por mais cinco horas por semana.

Macedo Júnior