Governador abre mega-mutirão de mamografia

Iniciativa envolve 130 municípios, 284 unidades de saúde e 680 tomógrafos

sáb, 26/11/2005 - 13h56 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin abriu neste sábado, dia 26, no Hospital do Mandaqui, zona norte, o maior mutirão de mamografia já realizado em São Paulo, com a participação de 130 municípios de todas as regiões do Estado, totalizando 284 hospitais, ambulatórios e postos de saúde para atender a mulheres com pedido médico para o exame.

“São 680 tomógrafos que estarão diagnosticando durante todo o dia de hoje. O câncer de mama é perfeitamente curável e para isso é preciso detectar a doença bem no início”, disse o governador, destacando a importância da tomografia e de um diagnóstico precoce, fundamental para o tratamento da doença.
A estimativa é de um atendimento a cerca de 60 mil mulheres. As que não forem atendidas neste sábado, poderão ser atendidas durante os próximos 10 dias, informou o governador.
Das prestadoras de serviço do mutirão, 222 atendem pelo SUS e 62 são particulares. Todas atendem gratuitamente no mutirão, cujo objetivo é “zerar a fila dos pedidos médicos de mamografia, especialmente na periferia das grandes cidades”, disse Alckmin.

Qualquer mulher poderá participar do mutirão, desde que já tenha pedido do médico, seja da rede privada ou pública, e o leve a qualquer uma das unidades participantes.

Todas as unidades participantes terão a lista de serviços próximos, para que a população escolha o local de atendimento.

A Secretaria disponibilizará telefones para informações à população no período do mutirão. Moradores da capital poderão telefonar para 150. Para outras cidades da Grande São Paulo, interior e litoral, os telefones são: (11) 3066-8359, 3066-8684 e 3081-2817.

Veja aqui a relação das unidades de saúde para realizar o exame.

Takao Miyagui