Governador abre Festival de Inverno de Campos do Jordão

Evento é o maior do gênero na América Latina

dom, 06/07/2003 - 10h54 | Do Portal do Governo


‘Há mais de três décadas, este evento tem sido um sucesso na apresentação de música de qualidade, ao ponto de chegar à sua 34ª edição com o título de principal realização do gênero na América Latina’, disse o governador Geraldo Alckmin ao participar da abertura do Festival de Inverno de Campos do Jordão, na noite deste sábado, dia 5, no auditório Cláudio Santoro.

O governador acentuou que este ano, além de concentrar esforços para fortalecer o erudito, o Festival abraça mais um desafio: ‘conquistar um público muito especial de crianças e jovens, formar novas platéias e despertar o gosto pela boa música, que começa na infância’. Para isso, o evento reserva uma programação especial com concertos infantis e cursos destinados a jovens e crianças, além da apresentação de novos talentos de projeção internacional.

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro John Neshling fez a abertura do festival, com composições de Brahms, Chopin e Tchaikovski. Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, o evento prossegue até o dia 27, com várias atrações internacionais da música erudita.

“O Festival vem melhorando ano a ano. Em parceria com o meio empresarial os recursos investidos este ano foram cerca de R$ 2,5 milhão, sendo que grande parte veio do setor privado”, disse Alckmin acrescentando que o evento se realiza não só em Campos do Jordão mas também nas cidades de Tatuí, Cunha, São Luiz do Paraitinga e Queluz, para dar oportunidades à população de ter contato com a boa música. O governador afirmou que vai chegar um momento em que cada município de São Paulo vai ser uma réplica do Festival de Inverno.

Surgimento do Festival

O Festival de Inverno de Campos do Jordão foi criado em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima, para comemorar a abertura à visitação pública do Palácio Boa Vista, residência oficial de férias do governo paulista. Inspirado no Festival de Tanglewood, da cidade americana de Lenox, trouxe desde a primeira edição, nomes consagrados da música clássica brasileira.

O auditório Campos do Jordão (depois chamado de Cláudio Santoro) foi inaugurado em 1978 e começou a receber compositores experimentais como o próprio Cláudio Santoro, Hans Joachin Koellreutter e Almeida Prado. No ano seguinte, um curso de jazz promovido pelo pianista e maestro Nelson Ayres aproximou o erudito do popular, apresentando shows concorridos dos músicos Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal.

Muitos estudantes que passaram pelo festival, como Roberto Tibiriçá, Juan Serrano, Wagner Politshuc, Clotilde Mafalda Pereira Carneiro, Flávio Mechetti, Luís Fernando Malheiro e Arcádio Minczuk têm seus trabalhos reconhecido internacionalmente hoje.

Quem quiser assistir aos concertos pode adquirir os ingressos que estão à venda nas bilheterias do Auditório Cláudio Santoro e nos postos da Telefônica, na Praça do Capivari, em Campos do Jordão. Também podem ser comprados no site www.ticketmaster.com.br, ou ainda pelo telefone (11) 6846-6000 ou nas bilheterias da Sala São Paulo, na Capital. Mais informações: www.festivaldeinverno.sp.gov.br

Takao Miyagui/Valéria Cintra