Governador abre campanha de vacinação em São Paulo

Nesta segunda etapa da vacinação foram instalados mais 180 postos para atender a população

sáb, 25/08/2001 - 10h58 | Do Portal do Governo


Nesta segunda etapa da vacinação foram
instalados mais 180 postos para atender a população

O governador Geraldo Alckmin abriu, na manhã deste sábado, dia 25, a Campanha Nacional de Multivacinação em São Paulo, no Centro de Saúde do bairro de Pinheiros, zona Oeste da Capital, aplicando a primeira dose da vacina contra a poliomielite em Laura Maríngolo, de 1 ano e 3 meses. Alckmin destacou a importância da campanha e lembrou às mães para não esquecerem de levar as carteirinhas de vacinação. “Existem muitos postos de vacinação na capital e espero que todas as crianças sejam imunizadas”.

O secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, ressaltou que a campanha de vacinação é permanente. “Todo dia é dia de vacina. As mães não precisam esperar a data da campanha para ficar com a vacinação dos filhos em dia”. O secretário informou que as mães que perderam as carteiras de vacinação podem ir aos postos assim mesmo e tirar uma segunda via no próprio local.

Alckmin lembrou que a cobertura vacinal na primeira fase da campanha de multivacinação, em 9 de julho último, não chegou à meta de 95% e que espera que hoje essa meta seja atingida, já que foram incluídos mais 180 postos de vacinação nos locais onde os índices foram menores.

Na primeira etapa, quando foram aplicadas mais de 3,3 milhões de doses em todo o Estado, 32% dos municípios paulistas não conseguiram atingir a meta de 95% de aplicação da dose em crianças de zero a quatro anos, 11 meses e 29 dias, estipulada pela Secretaria de Saúde. Com isso, 225 mil crianças deixaram de receber a imunização, sendo que deste total, 160 mil estão concentradas na Capital e os outros mais de dois terços, na região da Grande São Paulo.

Em âmbito estadual, a campanha em São Paulo é coordenada pelo Centro de Vigilância Epidemiológico ‘Prof. Alexandre Vranjac’, da Secretaria de Estado da Saúde. No Interior, a coordenação é feita pelas 24 direções regionais de Saúde – DIRs. Além da imunização contra pólio, os postos de saúde estarão ministrando as demais vacinas – contra tétano, difteria coqueluche, sarampo, caxumba, rubéola e hepatite B – para crianças com vacinação atrasada.

Praça recuperada pela comunidade na Vila Madalena

Após dar início à Campanha de Vacinação, Alckmin foi visitar, a convite do Projeto Cidade Escola Aprendiz, que está completando quatro anos de existência, a Praça Aprendiz das Letras, na Vila Madalena, que foi recuperada pela comunidade para se tornar um novo espaço de cultura e lazer. Ela vai se integrar ao Beco Escola, local anteriormente utilizado por consumidores de drogas e que se transformou numa galeria de grafitagem à céu aberto. O governador plantou a primeira das quarenta árvores que vão arborizar a praça. “A comunidade organizada junto com o Governo é que pode encontrar as soluções para os problemas”, disse Alckmin, elogiando a iniciativa.

Ainda neste sábado, o governador entrega moradias populares a 153 famílias do Jardim Pantanal, em Ermelino Matarazzo, e inaugura o Centro de Reabilitação de Deficientes do Jardim Umarizal, em Campo Limpo.

Ercília Della Mea / Simão Molinari