Gestão: Metrô realiza hoje seu primeiro pregão presencial de compras

Sistema está regulamentado pelo decreto estadual 47.297

seg, 19/05/2003 - 8h21 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) realizará nesta segunda-feira, dia 19, o seu primeiro ‘pregão presencial’, destinado à aquisição de bens e prestação de serviços comuns. O pregão será realizado às 14 horas, na Rua Augusta, 1626, térreo. O segundo pregão do Metrô está marcado para o dia 22 e, até o final deste mês, serão realizados mais quatro, totalizando seis pregões.

Por meio desta modalidade, os representantes das empresas participantes apresentam suas ofertas. O autor da oferta de menor valor e também quem fez a proposta com preço até 10% superior ao valor mais baixo poderão fazer novos lances verbais até a proclamação do vencedor.

A agilidade na aquisição dos serviços, por meio de negociação direta, e a obtenção de preços mais baixos são as principais vantagens desse sistema. Estão excluídas da modalidade pregão as contratações de obras e serviços de engenharia, bem como as locações imobiliárias e alienações, permissões, concessões e uso e contratos ‘de receita’, em geral.

O sistema de pregão presencial está regulamentado pelo decreto estadual 47.297, de 6 de novembro de 2002, não se aplicando à modalidade eletrônica nem ao registro de preços em razão de ausência de regulamentação na administração pública estadual.

Até o momento, o Metrô, com o intuito de checar os equipamentos, treinar os pregoeiros e tirar eventuais dúvidas quanto ao regulamento, já realizou dois pregões simulados, com participação das áreas jurídica e gestora da Companhia. O terceiro simulado está marcado para esta quinta-feira, dia 15.

Assessoria de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)