Genoma: Revista Nature destaca conclusão de mais um projeto brasileiro em genômica

Pesquisa em destaque é realizada pela Fapesp

qui, 23/05/2002 - 11h34 | Do Portal do Governo

A edição de 23 de maio da mais renomada revista científica internacional, a inglesa Nature, publica a conclusão de um estudo comparativo entre os genomas das bactérias Xanthomonas citri e Xanthomonas campestris, concluído por pesquisadores da Rede ONSA (Organization for Nucleotide and Sequencing Analysis), criada em 1997 pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

A X. citri é causadora do cancro cítrico, doença dos citros, e a X. campestris ataca o arroz, soja, repolho e outras plantas. Os laboratórios da ONSA que participaram do projeto estão ligados à USP, Unesp, Unicamp e Centro de Citricultura Sylvio Moreira.

O projeto começou em 1999 e custou US$ 5 milhões, 95% pagos pela Fapesp e 5% divididos entre o Fundo de Defesa da Citricultura – Fundecitrus e CNPq. O trabalho concluiu que as espécies X. citri e X. campestris têm cerca de 5,1 milhões de pares de bases de DNA (uma base é a unidade fundamental da cadeia de DNA) e que cada uma tem cerca de 4.100 genes. Desses, cerca de 85% se repetem e estão na mesma ordem no material genético das duas bactérias.

Em 2001, foram cortados no Brasil cerca de 320 mil pés de laranja infectados pelo cancro cítrico provocado  pela Xanthomonas axonopodis pv.citri (X. citri), segundo dados do Fundecitrus. Já a Xanthomonas campestris pv.campestris (X. campestris) tem menor impacto na agricultura, embora também seja causadora de doenças em plantas.

O seqüenciamento e comparação dos genomas das duas bactérias permitem compreender, de forma rápida, os mecanismos moleculares empregados por elas para causar doenças em plantas e levanta algumas hipóteses para explicar quais genes são responsáveis por cada uma dessas doenças. Essas hipóteses deverão ser confirmadas em trabalhos de laboratórios.