Gás: Cetesb acompanha coleta no condomínio Barão de Mauá

Resultado de análise sairá em 14 de novembro

qui, 30/10/2003 - 17h27 | Do Portal do Governo

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) acompanhou e supervisionou nesta quinta-feira, dia 29, os trabalhos de coleta de gás no ‘hall’ do edifício 2, da sexta etapa do Condomínio Residencial Barão de Mauá.

A coleta foi feita pela empresa Geoclok, contratada pela construtora SQG para realizar o monitoramento na área contaminada. Essa prospecção foi necessária porque os moradores reclamaram de forte odor de gás na entrada do prédio.

Como medida preventiva, o edifício foi evacuado, a área isolada e o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil ficaram de prontidão. A coleta ocorreu de forma tranqüila e o resultado das análises, que apontarão a quantidade e o tipo de gás presente no local, será apresentado no próximo dia 14 de novembro.

Se os resultados indicarem que no local existe um grande bolsão de gás, a Cetesb determinará que essa área seja interligada ao sistema de exaustão que já existe em 14 pontos do subsolo da área. Os gases coletados pelo sistema são conduzidos para três torres de carvão ativado que absorvem os gases, liberando ar limpo para a atmosfera.

Além do sistema de exaustão, existe na área 55 pontos de monitoramento de índice de explosividade, onde são realizadas duas medições por dia. Se em algum ponto a concentração passar de 20% é acionado um sistema de ventilação que faz com que a situação de risco seja eliminada.

O trabalho de coleta de amostras de gases se estendeu das 14 às 16 horas, quando os moradores puderam voltar às suas residências.

Da Assessoria de Imprensa da Cetesb/ L.S.