Fussesp recebe prêmio Marketing Best por arrecadação recorde na Campanha do Agasalho 2004

Cerimônia de entrega foi realizada nesta terça-feira, dia 14

qua, 15/06/2005 - 15h40 | Do Portal do Governo


Na última terça-feira, dia 14, foi realizada no Tuca, a cerimônia de entrega do Prêmio Marketing Best Responsabilidade Social, da Editora Referência. Entre os vencedores está o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo pela Campanha do Agasalho do ano passado, que bateu o recorde de arrecadação de peças, com mais de 11 milhões de unidades. Para receber o prêmio, a presidente do Fundo de Solidariedade, Lu Alckmin, compareceu ao evento representando todos os parceiros que colaboraram para esse expressivo resultado.

Entusiasmada, diz ter certeza que este ano o Fundo ultrapassará o recorde da Campanha anterior. Para tanto, conta com ampla participação da sociedade civil, inclusive com a parceria da agência de publicidade DPZ, realizadora das campanhas institucionais 2004 e 2005 e responsável pela inscrição do Fundo Social para concorrer a esta premiação.

“O prêmio Marketing Best para o Fundo Social nos dá ainda mais disposição para atuar na campanha 2005”, diz o publicitário Roberto Dualibi, sócio-diretor da agência DPZ. Segundo Lu Alckmin, a mesma disposição e empenho de Dualibi são partilhados por todos os parceiros da Campanha 2005.

O prêmio Marketing Best foi criado para destacar as organizações que estão ajudando a solucionar os problemas e as carências de nosso país. Nesse contexto, o Fundo Social de Solidariedade desenvolve vários projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população, sempre buscando o resgate da dignidade, conscientizando, capacitando, gerando renda e emprego.

Resultados em 2004

A Campanha do Agasalho de 2004 teve uma arrecadação de donativos recorde. Superou o resultado de 2003 em 60,7%. Esse crescimento se deu de forma rápida, resultando, ao final da campanha, na arrecadação de um volume de 11,25 milhões de peças de agasalho. Foram mobilizadas 524 entidades para a campanha. Os agasalhos arrecadados forma distribuídos no Estado através dos Fundos Municipais de Solidariedade e na Capital pelas entidades cadastradas no Fundo Social de Solidariedade do estado.

Campanha do Agasalho

Para alcançar o objetivo proposto, o planejamento da Campanha do Agasalho é complexa e começa com uma mensagem educativa que visa levar a sociedade à reflexão sobre solidariedade e a necessidade de uma nova ética de convivência humana, na qual a responsabilidade social seja um compromisso assumido por todos os cidadãos.

Entre a arrecadação e a doação, o trabalho envolve uma ampla e criteriosa logística. Os preparativos começam no verão e mobilizam centenas de pessoas, que vão de grandes empresários a estudantes da rede estadual, passando por integrantes do governo, sociedade civil, Fundos Municipais de Solidariedade, imprensa, entre outros.

Logística

Os postos de arrecadação são distribuídos estrategicamente no território paulista. E, através do site www.campanhadoagasalho.sp.gov.br, é oferecido o credenciamento das entidades ou estabelecimentos interessados em se tornarem postos de arrecadação. Também pelo site, as pessoas podem obter os endereços de postos de arrecadação a partir do CEP digitado. Ainda são realizados eventos diversos como bazares, caminhadas, festas, conversão de renda de espetáculos de música, teatro, etc. A triagem é fundamental para manter a qualidade das roupas distribuídas.

Na distribuição, prioritariamente, a atenção da campanha é focada nos 50 municípios que registram índices de desenvolvimento humano muito baixos e não têm condições próprias de arrecadação. As peças arrecadadas na campanha são repassadas a entidades sociais cadastradas no Fundo, prefeituras dos municípios do Estado, albergues e associações de favelas.