Fussesp: Fundo Social recebe 1,2 toneladas de alimentos para distribuir em favela

Doações foram feitas pelos participantes do Campeonato Brasileiro de Vela e Iate Clube de Santos

ter, 04/05/2004 - 15h00 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, recebeu, na manhã desta terça-feira, dia 4, 1,2 tonelada de alimentos não perecíveis. As doações, que serão entregues aos moradores da Favela do Moinho, no bairro do Bom Retiro, região central da Capital, foram feitas pelos participantes do Campeonato Brasileiro de Vela Oceânica, realizado entre os dias 21 e 24 de abril, e pelo Iate Clube de Santos, que sediou o evento.

A ação foi coordenada pela Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer, que apóia financeiramente o calendário da Federação de Vela de São Paulo e pede, como contrapartida, a participação da entidade em ações sociais do Governo paulista.

Os organizadores do evento abriram mão da cobrança de inscrição dos participantes e trocaram o valor, que varia de R$ 30 a R$ 60, pela doação de quatro quilos de alimento por iatista. O Iate Clube também colaborou, entregando mais 200 quilos de produtos não perecíveis ao Fussesp. As arrecadações contaram com a coordenação da mulher do secretário da Juventude, Renata Grael. ‘Quando assumi o Fundo Social de Solidariedade, há três anos, chamei cada esposa de secretário ou representante de Secretaria e convidei a participar de nossos programas. E está sendo um sucesso, que cresce cada vez mais’, afirmou Lu Alckmin.

Para a presidente do Fussesp, os órgãos do Governo devem trabalhar sempre em parceria. ‘Esse é um exemplo. A Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer arrecadou alimentos durante um evento e doou para o Fundo Social’, disse. Ela lembrou ainda que a mesma Secretaria está programando, junto com as Secretarias da Saúde e dos Transportes, uma caminhada, no próximo dia 16, para arrecadar agasalhos para a campanha do Fussesp deste ano. ‘É preciso que haja envolvimento de todos os órgãos governamentais e da sociedade civil na luta pela inclusão social e pela melhoria da qualidade de vida da população mais carente do Estado’, explicou.

Também participaram da entrega o coordenador do Programa Navega São Paulo, José Rubens Domingues Filho; e o presidente da Federação de Velas do Estado de São Paulo, Odoardo Heitor Lantieri.

O Programa Navega São Paulo da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer oferece a alunos de escolas públicas de regiões carentes, com idade entre 12 e 15 anos, aulas de remo, vela e canoagem, fora do horário escolar.

Cíntia Cury