Fussesp e Secretaria Estadual do Meio Ambiente lançam programa Jardim Escola

Programa vai formar a cada ano 120 jovens em Jardinagem e Horticultura

dom, 17/10/2004 - 16h02 | Do Portal do Governo


O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente lançaram na manhã deste domingo, dia 17, no Jardim Botânico, o programa Jardim Escola, que vai formar a cada ano 120 jovens em Jardinagem e Horticultura. O curso profissionalizante será realizado no Jardim Botânico, em uma área especialmente preparada para este fim, toda reformada pelo grupo Bayer.

Para a presidente do Fussesp, Lu Alckmin, além de capacitar, gerar renda e emprego, o lançamento do programa Jardim Escola consolida importantes parcerias, tanto com a Secretaria de Meio Ambiente, quanto com a iniciativa privada. “Estamos felizes com a concretização desse sonho. Várias pessoas desempregadas terão uma excelente oportunidade de ingresso no mercado de trabalho”, disse.

O programa Jardim Escola integra o Programa de Geração de Emprego e Renda do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, em parceira com o Jardim Botânico do Estado de São Paulo. Seus principais objetivos são: a capacitação profissional para formação de mão-de-obra especializada na área de Jardinagem e Horticultura e o resgate da cidadania e da auto-estima.

O curso é direcionado às pessoas com mais de 18 anos, alfabetizadas e residentes na região metropolitana de São Paulo. ‘É destinado para jovens e adultos carentes e as inscrições podem ser encaminhadas pelas lideranças comunitárias’, declarou Lu Alckmin.

Lu Alckmin informou que a primeira turma terá 30 alunos e o curso terá duração de dois meses. As aulas começam amanhã, dia 18, e em janeiro será a vez da segunda turma. Ela declarou que o programa Jardim Escola será levado em seguida para Campinas e posteriormente para todo o Estado.

A capacitação profissional, metodologia e material didático serão oferecidos pelo corpo técnico do Instituto de Botânica, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Os cursos têm duração de oito semanas com 6 horas diárias de aula e serão realizados de 2ª a 6ª feira no Jardim Botânico de São Paulo, localizado na Água Funda.

Natanael da Silva, que discursou representando a turma, declarou que essa é uma oportunidade única. ‘Poderemos prestar serviços em várias funções na área de jardinagem e devemos abraçar com todas as nossas forças esta oportunidade.’

Daniel Gomes, 20 anos, ajudante de mecânico desempregado, morador do bairro Jardim São Luiz, disse que ficou muito contente com a possibilidade de aprender uma nova profissão. ‘Estou desempregado há um bom tempo, vivendo só de bicos, e agora vou poder ajudar a minha família.’

Participaram também do evento: João Gabriel Bruno, chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente, que representou o secretário Estadual da pasta, José Goldemberg, o diretor-geral do Instituto Florestal, Luiz Mauro Barbosa, e o presidente da Bayer S/A, Armin Burmeister.

Parcerias

Além do Grupo Bayer, o projeto conta com outras parcerias como Bosch, Carrefour, Corneta Ferramentas, De Nadai Alimentação com Tecnologia, Fast Shop, Fiaflora ExpoGarden, Ajude Por Um Futuro Com Mais Saúde, Sete Léguas (Alpargatas), Escola Morumbi, Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp), Amaral Sign’s Comunicação Visual, Oficial Oficial, Rede Brasileira de Jardins Botânicos, Pindorama Paisagismo, Sinal Verde Consultoria Ambiental, Itograss, Departamento de Parques e Áreas Verdes, entre outras.

A presidente do Fussesp destacou a importância das parcerias para realização do projeto. ‘Este é mais um programa que vai capacitar as pessoas e vai dar empregabilidade, e isto só foi possível graças as parcerias. Só através do amor ao próximo e do resgate da auto-estima e que conseguiremos construir um mundo melhor.’

Macedo Júnior