Fussesp e Secretaria da Justiça vão implantar programas de capacitação e gestão

Iniciativa beneficia 9.818 famílias de 147 assentamentos e 15 comunidades quilombolas do Estado

seg, 20/01/2003 - 11h41 | Do Portal do Governo

O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) e a Fundação Instituto de Terras (Itesp), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e da Defesa da Cidadania, firmaram, nesta segunda-feira, dia 20, protocolo de cooperação técnica para a implantação e acompanhamento de programas de capacitação e de gestão que vai atender 147 assentamentos e 15 comunidades quilombolas do Estado, beneficiando 9.818 famílias.

A parceria foi anunciada por Maria Lúcia Alckmin, presidente do Fussesp, e por Alexandre de Moraes, secretário estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, na Comunidade Quilombola e Extrativista de Mandira, em Cananéia, durante visita à Cooperativa dos Produtores de Ostra de Cananéia (Cooperostra).

Na comunidade quilombola, Maria Lúcia Alckmin acompanhou o trabalho de 16 universitários da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), que dão orientação e acompanhamento técnico a moradores de dez bairros da região, integrantes da Cooperostra. A iniciativa faz parte do programa Universidade Cidadã, criado pelo Fussesp.

Os estudantes, sob a coordenação do professor Ismael Rocha, chefe do Departamento de Marketing e Pesquisa de Mercado da ESPM, trabalham em três projetos específicos: marketing para a Cooperostra, turismo ecológico, e oficinas de costura. Desde o dia 7 e até o dia 26, estes jovens estarão discutindo com a comunidade, a união das oficinas de costura e da cooperativa em torno da criação de uma ‘grife’ que faça referência à questão ambiental. Também estudam a viabilização de um projeto agroecológico, baseado na criação de um centro de tradições turísticas para comercializar pratos a base de pescados, ostras e crustáceos, divulgando a culinária típica dos quilombolas e da região.

A presidente do Fussesp também doou uma Casa de Brinquedos, contendo 200 brinquedos para a comunidade de Mandira. Lu Alckmin e o secretário Alexandre de Moraes visitaram ainda: programa de capacitação e geração de renda em panificação , implantado graças a doação pelo Fussesp, de kit de padaria artesanal ( um forno, um botijão de gás, uma balança, uma batedeira, um liqüidificador e quatro assadeiras), com capacitação feita por profissionais do Itesp; e Oficina de Costura, com seis máquinas, para produção do artesanato regional feita pelos quilombolas. Estes programas foram implantados num galpão recém construído para a comunidade pelo Itesp, que também construiu uma quadra poliesportiva. Jonas Vilas Boas, diretor do Itesp, participou do ato.

Universidade Cidadã

O Programa Universidade Cidadã, criado pelo Fundo Social de Solidariedade de São Paulo, tem como principal objetivo promover o trabalho de estudantes universitários em núcleos e comunidades carentes de todo o Estado. Cabe aos jovens alunos levar informações e orientações à população, sob a coordenação das faculdades.

Os alunos orientam o grupo atendido, ajudando a população com a transmissão de conceitos básicos de cidadania, realizam diagnóstico, montam um programa de capacitação e acompanham os resultados. O Universidade Cidadã foi criado com o objetivo de promover o trabalho solidário de jovens universitários.

Na prática, alunos e professores universitários atuam em ações concretas junto às comunidades carentes de todo o Estado. A principal função dos participantes é realizar trabalhos de cidadania em várias frentes. Criado há um ano, o projeto foi iniciado com estudantes de Direito, depois foi a vez de alunos das áreas de saúde, com adesões de universidades de odontologia, medicina e educação física e propaganda e marketing.

Por meio dos projetos, os estudantes levam seus conhecimentos técnicos à comunidade, resolvendo problemas, orientando compartilhando o saber, ao mesmo tempo que aprofundam contato com a realidade do país, ganhando experiência, sensibilidade social e vivência cidadã.

Da Assessoria de Imprensa do Fundo Social de Solidariedade